Governo implanta Patrulha Maria da Penha em Lajeado

Secretário Airton Michels compareceu ao lançamento do programa no município
Secretário Airton Michels compareceu ao lançamento do programa no município - Foto: Patrícia Lemos

Com a presença do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, a Patrulha Maria da Penha foi implantada em Lajeado, nesta quarta-feira (26). Na solenidade, no Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari, o secretário afirmou que uma das principais causas do atraso na evolução da humanidade é a diferença histórica e discriminatória entre homens e mulheres e que a Patrulha Maria da Penha é uma ferramenta importante na luta por equidade de gênero. “Entendemos a violência contra a mulher como responsabilidade pública do Estado e esta iniciativa vem para enfrentar esse absurdo”.

Lajeado é o 19º município gaúcho a receber o programa de proteção às mulheres que tem contribuido para a redução dos femicídios no Estado. A Patrulha Maria da Penha, com viatura identificada, comparece à residência da vítima para fiscalizar se a medida protetiva está sendo cumprida, verificar a situação da vítima, esclarecer dúvidas e realizar encaminhamentos aos Centros de Referência ou a outros órgãos, conforme a necessidade do caso.

Michels ainda ressaltou que a violência contra a mulher é reprodutora de todas as formas de violência. “O que os filhos desses agressores presenciam provavelmente vão reproduzir no futuro.” O prefeito Luis Fernando Schmidt falou da importância das parcerias entre município e Estado. “Essa atuação conjunta como a Polícia Comunitária e a Patrulha Maria da Penha têm sido fundamentais na construção das políticas públicas para a cultura de paz”.

O município recebeu uma viatura identificada para iniciar a atuação. Hoje, existem 26 Patrulhas Maria da Penha no Estado em 19 cidades. As próximas a receber são Venâncio Aires, no próximo dia 2, e São Leopoldo, dia 5 de dezembro. Para até março de 2015, Bagé, Bento Gonçalves, Erechim, Ijuí, Santa Maria, Santa Rosa, Sapucaia do Sul e Santo Ângelo receberão o programa.

Texto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom