Banrisul lança a Universidade Corporativa

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL: 25.11.14: Lançamento Universidade Corporativa Banrisul, esteve presente o presidente, Tulio Luiz Zamin. Foto David Alves/Palácio Piratini
O presidente do Banrisul, Túlio Zamin (ao centro), fez o lançamento da Universidade Corporativa da instituição - Foto: David Alves/Palácio Piratini

O Banrisul conquista uma nova e importante etapa para a aprendizagem e qualificação de seu quadro de empregados e para o relacionamento com clientes, fornecedores e comunidade. Nesta terça-feira (25), o Banco lançou sua Universidade Corporativa (UC), tornando-se uma das primeiras instituições públicas do Estado a alcançar esse estágio em educação corporativa.

A criação da UC Banrisul é resultado de um compromisso assumido desde 2011, dentro da meta estratégica de modernizar as práticas de gestão de pessoas e desenvolver programas de treinamento e qualificação. A cerimônia de lançamento da universidade ocorreu no Salão Nobre da sede do Banrisul, em Porto Alegre, e contou com a presença do presidente do Banco, Túlio Zamin, diretores e superintendentes da instituição e representantes de universidades.

Na oportunidade, Túlio Zamin salientou que a consolidação da Universidade Corporativa representa uma etapa do planejamento estratégico da gestão de recursos humanos do Banco, prevista há três anos. “Essa nova etapa é uma evolução que traz uma dimensão maior, que vai além do conhecimento técnico, incluindo aspectos humanos e socioambientais, por exemplo.”

O dirigente afirmou que “com certeza, a partir de agora, a Universidade Corporativa vai agregar valor à marca Banrisul”. Zamin destacou, ainda, que a iniciativa irá trazer mais conhecimento e experiência, oportunizando alternativas de formação e crescimento profissional e pessoal para os empregados do Banco e toda a comunidade.

Universidade especializada e aberta à comunidade
Embora esteja voltada para a aprendizagem dos seus empregados, com temas de fomento de negócios financeiros e desenvolvimento pessoal, a Universidade Corporativa Banrisul, por meio de parcerias pedagógicas com instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação, irá promover cursos que atendam também aos fornecedores, correspondentes, clientes e a comunidade em geral. A UC Banrisul está sustentada sobre cinco pilares: Escola de Desenvolvimento Humano, Escola de Estratégia e Negócios, Escola de Líderes, Escola de Inovação e Tecnologia e Escola de Desenvolvimento Sustentável.

Os passos para a universidade
Ao longo dos últimos três anos, a Gerência de Treinamento do Banrisul implantou e consolidou diversos programas de formação e desenvolvimento. Programas de curta e longa duração que somaram uma média de 60 horas/ano de treinamento por empregado, com mais de 350 instrutores internos atuando em 125 cursos.

Além disso, a implantação do programa EAD fortaleceu a cultura de aprendizado no Banco e já possui 54 cursos à disposição dos colaboradores, sendo que tanto a plataforma, quanto o conteúdo edesign dos cursos foram desenvolvidos exclusivamente com talentos internos. A partir do primeiro trimestre de 2015, serão abertos os primeiros cursos para a comunidade. Os interessados poderão obter mais informações diretamente no site da Universidade.

Objetivos
A Universidade Corporativa tem como objetivos criar soluções para segmentos e áreas de interesse da empresa e oferecer um modelo educacional que potencialize a conexão empresa e comunidade para estimular a aprendizagem coletiva e o desenvolvimento local. Faz parte das metas da instituição disponibilizar uma aprendizagem que promova a transformação de conhecimento em resultados sustentáveis, tanto para a organização quanto para a sociedade em geral.

Texto: Assessoria Banrisul
Edição: Redação Secom