Foton confirma ampliação da fábrica de caminhões em Guaíba

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL: 25.11.14 Governador Tarso Genro recebe o Presidente Internacional da Foton, Wang Xiangyin no Palácio Piratini. Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
Presidente internacional da Foton, Wang Xiangyin, e o presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, - Foto: Caroline Bicocchi

Durante visita de retribuição à missão do governador Tarso Genro à China, na tarde desta terça-feira (25), no Palácio Piratini, o presidente internacional da Foton, Wang Xiangyin, confirmou a ampliação da fábrica de Guaíba para produção de caminhões de até 80 toneladas. O executivo chinês veio ao Rio Grande do Sul para conhecer a área onde será instalada a primeira montadora da marca na América Latina e aproveitou a ocasião para manifestar ao Governo do Estado a intenção de estender o projeto para o mercado de vans e SUVs.

De acordo com o presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, a delegação da Foton costuma vir ao Estado periodicamente para acompanhar as obras. "No entanto, dessa vez eles também vieram com o objetivo de estender o acordo que temos com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul para os caminhões pesados, dentro de dois anos. É um projeto um pouco à frente, porque primeiro é necessário terminar a fábrica para os caminhões leves”, esclareceu Mendonça de Barros.

Na conversa com o governador, a delegação também manifestou o interesse de ampliar a produção para o mercado de vans e SUVs. “A Foton é uma empresa com uma linha muito grande de produtos. Temos agora confirmada a fabricação de pesados e depois vamos conversar também sobre o mercado de vans e SUVs”, complementou o executivo.

O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, ressaltou a importância do projeto para a economia do Rio Grande do Sul. "Como gaúchos, queremos que o Estado cada vez mais se desenvolva. Essa empresa que foi atraída no nosso Governo agora anuncia que vai se expandir. Esse dado é importante também para sinalizar a outras empresas da China que aqui existe algo de bom”, disse.

No momento, está sendo feito o estaqueamento do prédio industrial, em Guaíba, o primeiro a ser concluído. A meta é começar a produzir no primeiro trimestre de 2016. A estreia será com um caminhão de 10 toneladas, 72% nacionalizado.

O presidente internacional da Foton, Wang Xiangyin, agradeceu ao governador Tarso Genro pelo apoio: “Tenho certeza que a fábrica será um sucesso”.

Foton Aumark em Guaíba
No projeto original da Foton Aumark em Guaíba, os investimentos são de R$ 250 milhões para a fabricação de veículos leves e médios, com capacidade para 3,5 toneladas, 6,5 toneladas, 8,5 toneladas e 10 toneladas.

A produção dos caminhões médios e semipesados será de 21 mil unidades/ano, voltadas ao mercado brasileiro e à exportação para a América do Sul e África. Outros R$ 70 milhões serão aplicados em logística, distribuição de peças e rede de concessionárias.

Sobre o complexo
A obra iniciada em abril de 2014 prevê a ocupação de 200 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados, com a geração de 150 empregos diretos e 900 indiretos na primeira fase de operação. Além da fábrica, será implantado um Centro de Distribuição.

Sobre a Foton Caminhões
A Foton Caminhões é responsável pela importação e distribuição dos caminhões da marca Foton no País. Responde também pelo fornecimento das autopeças e por todos os serviços pós-venda. Na China, a Foton Motor Group, fundada em 1996, no distrito de Changping, Pequim, conta com mais de 100 mil funcionários e possui joint ventures firmadas com companhias importantes, como Cummins e a Daimler, sendo apontada como a maior e uma das mais valiosas companhias chinesas. O governador Tarso Genro visitou a montadora na China na missão internacional ao país em 2013.

Texto: Luciana Alcover
Edição: Redação Secom