Território de Paz Guajuviras completa cinco anos com ações de combate à violência

Michels afirmou que a Praça da Juventude é um dos projetos viabilizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) - Foto: Tony Capellão

Rodas de leitura, aulas de capoeira, lutas marciais, e a presença maciça da população local marcaram a inauguração da Praça da Juventude, no bairro Guajuviras, em Canoas, na manhã deste sábado (22). A abertura do complexo de lazer, cultura e espaço de debates marcou também os cinco anos de implantação do Território de Paz Guajuviras, do Governo Federal, com participação do Governo do Estado e prefeitura.

São beneficiadas diretamente cerca de 70 mil moradores da região, com políticas voltadas à juventude e de combate à violência. A inauguração contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, que representou o governador Tarso Genro, da secretária estadual de Justiça e Direitos Humanos, Jussara Dutra Vieira, e do prefeito Jairo Jorge.

A secretária Jussara Dutra Vieira destacou que a prefeitura de Canoas está mudando paradigmas. "Aqui a questão da segurança pública é também uma questão de direitos humanos. E a recíproca também é verdadeira, pois nos últimos anos tivemos muitas políticas federais e estaduais que encaminharam esta questão para um diálogo com a população nos municípios", afirmou.

Ela lembrou ainda que a SJDH deixa pronto, neste final de gestão, um projeto de ampliação dos Territórios de Paz gaúchos, com financiamento do BID. Airton Michels reforçou a integração entre as três esferas de governo e lembrou que a Praça da Juventude é um dos projetos viabilizados pelo Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), criado durante a gestão de Tarso Genro no Ministério da Justiça.

"Esta obra, que vai atender a todo o território do Guajuviras, passa a ser um polo irradiador de lazer, de cultura, de entretenimento e de segurança para toda a comunidade", disse o prefeito Jairo Jorge. "A segurança exige projetos sociais, policiamento comunitário, tecnologia e inteligência, e tudo isso nós temos aqui". Segundo o prefeito canoense, estão sendo construídos mais dois equipamentos semelhantes no município.

A líder comunitária Maria de Lourdes Oliveira Maria, mãe de um jovem de 20 anos, integra o projeto Mulheres da Paz. "Agora vamos ter mais um espaço de diversão para os moradores, sem precisar se deslocar para outros lugares, e os jovens têm atividades aqui e não precisam ficar pelas esquinas". Ela elogia a criação dos Territórios da Paz. "Aqui, antes, era mal falado, pior que o Rio de Janeiro. Agora tem mais policiamento, as câmeras de monitoramento, e qualquer coisa que a gente precisa tem um respaldo", garante.

Local
A Praça da Juventude Guajuviras tem mais de 7 mil metros quadrados, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol, vôlei de praia, pista de skate, pista de salto, sala de ginástica, biblioteca, anfiteatro, centro de convivência e cozinha comunitária, entre outros espaços. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões, sendo R$ 1,3 milhão da Prefeitura.

Texto: José Antônio Silva
Edição: Redação Secom