Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CEEE-D faz treinamento para melhorar trabalho com equipamentos da rede subterrânea

Publicação:

Objetivo é aumentar a segurança na operação do sistema de energia
Técnicos participaram de treinamento no laboratório móvel trazido a Porto Alegre pela Ormazabal - Foto: Fernando C. Vieira

Os técnicos da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) que atuam na rede subterrânea concluem nesta quarta-feira (19) um treinamento especial iniciado na terça-feira (18) para operação eficaz e segura de equipamentos utilizados em subestações particulares e que possuem conexão com o sistema da Empresa. Realizada no Centro Administrativo da CEEE, na Capital, a atividade envolveu 20 funcionários. 

Segundo o engenheiro Osni Eronides de Jesus, representante na região Sul do Brasil da empresa espanhola Ormazabal, "o trabalho tem o objetivo de oferecer a quem executa a tarefa um conhecimento amplo e aprofundado de todos os componentes do equipamento, que seguem os padrões técnicos exigidos pela CEEE e pelas demais concessionárias do País". A empresa contratada é uma das maiores fabricantes de chave de transferência automática do mundo e, além das informações teóricas, ofereceu também o treinamento em um laboratório móvel que simula a mesma situação encontrada pelos técnicos em campo. 

"Como a CEEE-D precisa operar o sistema, é fundamental conhecer as características operacionais para que as manobras sejam executadas com toda segurança, para os empregados e para o próprio sistema", diz o engenheiro René Emmel Jr, que coordena a área responsável pela rede subterrânea na Gerência Regional Metropolitana da CEEE-D.

Os técnicos que receberam o treinamento elogiam a iniciativa. Na opinião de Adão Rogério Ribeiro, que atua há 21 anos nos serviços subterrâneos da Companhia, "mesmo trabalhando permanentemente na mesma área, todo dia temos algo a aprender, especialmente porque trabalhamos com energia elétrica e nesse setor não se pode nunca descuidar das questões de segurança".

Os mais novos na função, como Amarildo Silvestre de Vargas, há dois no Departamento Subterrâneo, concorda com o colega e destaca os cuidados com a segurança como o ponto mais importante do curso.

Texto: Mara Medeiros
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul