Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Agência japonesa prospecta sócios gaúchos para empresas do país asiático

Publicação:

Executivos da Jetro reuniram-se com Governo do Estado e indústrias locais
Executivos da Jetro reuniram-se com Governo do Estado e indústrias locais - Foto: Eduardo Bento/Especial SDPI

O setor automotivo do Rio Grande do Sul foi apresentado nesta quinta-feira (30) a representantes da Jetro, agência de comércio exterior vinculada ao governo do Japão. Quatro executivos da instituição cumprem agenda de dois dias no Estado, com visitas a empresas da Capital e da Serra e reunião com integrantes do Sistema de Desenvolvimento do RS e entidades empresariais gaúchas, como a Fiergs, e sindicatos setoriais.

“Elaboramos uma agenda a partir do interesse da Jetro em identificar potenciais parceiros para empresas japonesas”, explica o coordenador da Assessoria Técnica da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI) e responsável pelas ações do setor automotivo na Política Industrial do Estado, Leonardo Gaffrée.

A aproximação entre o Governo gaúcho e a Jetro foi estreitada nos últimos anos, com as missões técnicas realizadas ao Japão e reuniões promovidas na sede brasileira da agência, em São Paulo. De acordo com Gaffrée, os investimentos recentes feitos por marcas globais japonesas no Estado, caso da Honda, Toyota, Takeda e Mitsui aumentaram o interesse pelo Rio Grande do Sul.  O setor automotivo, foco da visita por ser uma indústria forte no Estado e vocacionada para o segmento de autopeças e veículos pesados, ganhou um atrativo a mais com a chegada da chinesa Foton.

Embora o Brasil abrigue três grandes montadoras japonesas, Nissan, Toyota e Honda, suas fornecedoras no Japão, em geral de médio porte, só poderiam investir no país e aproveitar as vantagens de programas de incentivo como o Inovar-Auto se conseguissem sócios locais. "As empresas japonesas buscam, principalmente, formar joint ventures com brasileiras que lhe garantam escala produtiva para que possam se instalar no país em condições competitivas", explica o coordenador técnico da SDPI.

A agenda começou nesta quinta-feira pela manhã, com visita à DHB Componentes Automotivos, em Porto Alegre. À tarde, os executivos da Jetro participaram de reunião na Sala do Investidor com representantes do Sistema de Desenvolvimento do RS, da Fiergs, do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás) e de empresas. O roteiro desta sexta-feira (31) prevê visitas a indústrias de Caxias do Sul e reunião no Simecs, que reúne o setor automotivo da região.

Texto: Assessoria SPDI
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul