Voluntários do Mundial Master de Orientação concluem capacitação em Canela e na Capital

Curso de qualificação aos voluntários que atuarão no Mundial Master de Orientação foi realizado em Canela - Foto: Divulgação

O Governo do Estado, em parceria com as prefeituras de Canela, Porto Alegre e São Francisco de Paula e com a Confederação Brasileira de Orientação (COB) encerrou na terça-feira (28) o curso de qualificação aos voluntários que atuarão no Mundial Master de Orientação. O evento, que está em sua 26ª edição, ocorre entre os dias 1º e 08 de novembro. A capacitação - que ocorreu em Canela e Porto Alegre - teve início na segunda-feira (27).

"Sem voluntário não existe o evento, pois o voluntário é o elo entre a organização e o competidor", explicou o coordenador de voluntariado do Comitê Gestor da Copa (CGCopa), Paulo Conceição. "É importante estar bem informado e ter postura, pois vocês estarão representando o município, o RS e o Brasil neste evento", destacou a turismóloga da Secretaria Estadual de Turismo, Débora Snel, em sua explanação aos candidatos. O CGCopa é vinculado à Secretaria de Esporte e do Lazer (SEL).

Mais de 50 voluntários participaram da capacitação, desde estudantes que buscam aperfeiçoamento profissional a pessoas dispostas a ajudar. "Em termos de organização e evento e produção de reportagens, é uma experiência sensacional que levarei para o currículo e para vida", ressaltou o estudante de jornalismo do IPA, Gabriel Guidoti, que já atuou como voluntário no Mundial Master de Orientação e no Centro Aberto de Mídia da Copa do Mundo.

WMOC 2014
O Mundial Master de Orientação é uma realização da International Orienteering Federation (IOF) e da Confederação Brasileira de Orientação (CBO). Realizado em Canela, com provas em Porto Alegre e São Francisco de Paula, o evento tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Esporte e do Lazer, das Prefeituras de Canela, São Francisco de Paula e Porto Alegre, através da Secretaria Municipal do Esporte, do Comando Militar do Sul e Força Aérea Brasileira. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) é patrocinadora do campeonato. Realizado pela primeira vez na América Latina, são esperados cerca de 1,6 mil atletas de 38 países. A partir da edição deste ano, o esporte será credenciado como esporte olímpico.

Programação:
Porto Alegre - RS
30 de outubro (Quinta-feira)
11:00-20:00 Credenciamento CETE (Centro do Evento)

31 de outubro (Sexta-feira)
08:00-12:00 Credenciamento. CETE (Centro do Evento)
08:00-12:00 Percurso Treino Parque Farroupilha Mapa Treino

1 de novembro (Sábado)
09:00 Boas vindas e Abertura do Evento Modelo do Sprint CETE (Centro do Evento)
09:00-17:00 Evento Modelo do Sprint

02 de novembro (Domingo)
Parque Marinha