RS-118 está com 50% da obra concluída

Gravataí, RS, BRASIL, 24.10.14: Governador Tarso Genro vistoria obras da RS 118 gravataí . Foto: Claudio Fachel/ Palácio Piratini
No total, R$ 70 milhões já foram investidos pelo Governo do Estado na obra, que estava paralisada desde 2006 - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

A longa espera dos gaúchos pela duplicação da ERS-118, que liga Sapucaia do Sul a Esteio, na Região Metropolitana, está próxima de ser solucionada. Com o acréscimo de mais seis quilômetros da nova pista, que foram entregues nesta semana, pelo Governo do Estado, do total de 22 quilômetros da nova pista, 11 quilômetros já foram liberados, o que significa 50% da obra de duplicação da ERS-118 pronta e disponível para uso dos condutores.

Nesta sexta-feira (24), o governador Tarso Genro, acompanhado de secretários, vistoriou o andamento da obra no trecho seguinte. O último trecho liberado vai do km 12 ao km 19, em Gravataí, e integra o lote de obras entre Sapucaia do Sul e o município, passando por Esteio e Cachoeirinha. No total, R$ 70 milhões já foram investidos pelo Governo do Estado na obra, que estava paralisada desde 2006.

Projeto
O Governo do Estado executou mais de 80% do projeto. O novo desenho da ERS-118 prevê ainda a construção de oito viadutos, três pontes e 14 passarelas. Dois viadutos estão concluídos, seis em obras, assim como as pontes. No caso das passarelas, o processo está na última fase antes da licitação final, ou seja, a de elaboração do projeto arquitetônico. A pista antiga está em fase de drenagem e recuperação.

Desapropriações
A área que segue impedida por ocupações comerciais (do km zero ao km 3,5 do lote 3) está em processo decisório na Justiça. As 1.076 famílias que residiam às margens da rodovia contam com novas moradias por meio do programa Aluguel Social, do Governo do Estado, e  têm sua inclusão garantida no programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

ERS-118
Pela importância econômica da ERS-118 para a Região Metropolitana, a duplicação da rodovia é uma demanda histórica dos gaúchos. Já foram investidos R$ 85 milhões oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e de resíduos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide), imposto sobre combustível já extinto no país. O custo total da obra é de R$ 210 milhões, com previsão de conclusão no segundo semestre de 2015.

Início da obra em 2006
A duplicação da ERS-118 teve início em junho de 2006. Foram realizados 1,5 quilômetros, com investimento de R$ 18 milhões, e os trabalhos foram paralisados. Após este pequeno trecho, a obra somente foi retomada na atual gestão, em 2012, com um investimento de R$ 70 milhões. O restante dos recursos para conclusão da rodovia, que está prevista para o final de 2015, foi garantido pelo Governo do Estado.

Situação atual
Retomada em 2012, a duplicação está com 50% da obra concluída. Dos 22 quilômetros da rodovia, 11 deles estão liberados para os condutores. Foram investidos R$ 70 milhões nessa nova fase. Até dezembro, a previsão do governo é entregar outros 5,5 quilômetros para a população. Os 3,5 quilômetros restantes da obra devem ser duplicados em 2015. O motivo da demora é a reintegração de posse da área, ou seja, aqueles pontos comerciais que estão em processo judicial com previsão de solução para abril de 2015.

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Secom