Inaugurada Casa de Ordenha da Escola Técnica Agrícola Guaramano

GUARANI DAS MISSÕES, RS, BRASIL, 24.10.14: SEDUC entrega ônibus escolar na Escola
Secretário Jose Clovis de Azevedo inaugurou a Casa de Ordenha, que teve investimento de R$ 130 mil - Foto: David Alves/Palácio Piratini

Localizada no município de Guarani das Missões, a Escola Estadual Técnica Guaramano possui 900 alunos em regime de internato, semi-internato e externato, nos cursos técnicos de Agropecuária e Agroindústria. Nesta sexta-feira (24), a comunidade escolar recepcionou o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, que almoçou com os estudantes e inaugurou a Casa de Ordenha, que teve investimento de R$ 130 mil. Azevedo também fez a entrega de um ônibus escolar no valor de R$ 245 mil.

O secretário informou que a escola também já recebeu R$ 1,3 milhão em obras, equipamentos, laboratórios, estufas e implantação de projetos de transição agroecológica. "Precisamos desenvolver a agroecologia e a sustentabilidade como princípio da formação técnica. E esta escola possibilita que os alunos saiam com conhecimentos técnicos que proporcionem aos nossos pequenos agricultores rentabilidade e permanência no campo", disse o secretário. A Casa de ordenha poderá abrigar até seis vacas e coletar 300 litros de leite por dia.

A prefeita Janete Teresinha Dauek afirmou que, no início do próximo mês, outro ônibus será entregue para a prefeitura. O veículo será utilizado no transporte escolar. "Estamos felizes por esta escola, nosso município está sendo contemplado com várias demandas que estão promovendo o desenvolvimento da cidade", destacou.

A diretora da escola, Méri Terezinha Marmilicz, informou que a instituição atende alunos de 40 municípios da Região das Missões e agradeceu a Secretaria da Educação por todos os investimentos dos últimos anos. "Hoje estamos aqui reunidos e felizes. E neste momento que recebemos este ônibus e inauguramos a Casa de Ordenha queremos agradecer todos os demais investimentos que recebemos nos últimos anos".

A coordenadora da 14ª Coordenadoria Regional de Educação de Santo Ângelo (CRE), Maristela Marques, celebrou a conquista e agradeceu o apoio do governo. "Que todos estes equipamentos alinhados a questão pedagógica possam colaborar para a construção do conhecimento".

Texto: Ane Daniele Paulon
Edição: Redação Secom