Escolas técnicas agrícolas da Região Noroeste recebem ônibus escolares

Investimento nos coletivos para quatro escolas foi de R$ 245 mil, cada um
Investimento nos coletivos para quatro escolas foi de R$ 245 mil, cada um - Foto: David Alves

Nesta sexta-feira (24), quatro escolas técnicas agrícolas localizadas na Região Noroeste do Estado estão sendo contempladas com ônibus escolares, cada um no valor de R$ 245 mil. No início da manhã, o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, entregou dois ônibus na Escola Técnica Fronteira Noroeste em Santa Rosa. Na ocasião, a Escola Estadual Técnica Celeste Gobato de Palmeira das Missões também recebeu um veículo.

Para Azevedo, a recuperação das escolas técnicas da rede estadual é uma prioridade da atual gestão. "Temos uma atenção especial com as escolas agrícolas porque representam uma oportunidade para o desenvolvimento e modernização da pequena propriedade e agricultura familiar", destacou.

O secretário também informou que a Secretaria da Educação (Seduc) aumentou em 150% o orçamento global para a autonomia financeira das escolas técnicas, atualizando os valores de R$ 3,6 milhões para R$ 9 milhões. As escolas agrícolas recebem valores diferenciados das demais em razão da sua complexidade de manutenção. Além disso, a secretaria investiu R$ 13,5 milhões em equipamentos agrícolas para as escolas técnicas, entre pás, enxadas, ordenhadeiras, roçadeiras, multiplantadeiras e tratores.

O vice-prefeito de Santa Rosa, Luis Antônio Benvegnu, falou sobre a importância das ações em conjunto para uma educação com qualidade. "Para além da questão pedagógica, a educação exige infraestrutura, logística, e isso necessita de esforços conjuntos para que tenhamos cidadãos bem formados",  afirmou.

De acordo com a diretora da Escola Técnica Fronteira Noroeste, Rosane Molinar, o veículo fecha o ano de 2014 com chave de ouro, e será de grande utilidade, já que o calendário escolar tem várias viagens previstas. "Recebemos muitos investimentos nos últimos anos e hoje estamos com uma obra no valor que até então não tínhamos conseguido captar. Para o próximo ano, nossos alunos terão mais qualidade de vida. Agradecemos este olhar especial para a nossa escola".

O diretor da Celeste Gobato, Luiz Carlos Cosmam, informou  que o conjunto de ações que a Seduc desenvolveu para qualificar as escolas técnicas agrícolas vem qualificando significativamente o ensino com estrutura, equipamentos e apoio para formação. "A Secretaria entendeu a missão das escolas técnicas e sua importância para a cidade e região. Nossa comunidade sabe do diferencial que o veículo representa para a escola, possibilitando visitas técnicas e dias de campo. A qualidade do nosso ensino será bem melhor a partir de hoje", disse.

Alojamento e ginásio de esportes
Após o ato de entrega, o secretário Azevedo vistoriou as obras de ampliação do alojamento e do ginásio de esportes da escola iniciadas no mês de setembro. O valor investido é de R$ 1,8 milhão. Participaram do evento a titular da 17ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), além da comunidade escolar.

À tarde, nos municípios de Guarani das Missões e São Luiz Gonzaga, o secretário entrega os ônibus para a Escola Técnica Guaramano e Escola Técnica Cruzeiro do Sul, respectivamente.

No primeiro semestre deste ano, outras cinco escolas agrícolas receberam os veículos: Escola Técnica de Viamão (ETA), Escola Técnica de Canguçu, Centro Estadual de Educação Profissional Visconde de São Leopoldo, Escola Ildefonso Simões Lopes de Osório e a Escola Técnica Achilino de Santis de Santo Antônio das Missões.

Texto: Ane Daniele Paulon
Edição: Redação Secom