Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Novo Hamburgo recebe mais dois núcleos de Polícia Comunitária, que já atende 140 mil moradores

Publicação:

NOVO HAMBURGO, RS, BRASIL, 24.10.14: Polícia Comunitária é ampliada em Novo Hamburgo. Foto: Patricia Lemos/SSP
Secretário da Segurança Pública, Airton Michels formalizou a instalação de mais dois núcleos no município, que agora conta com - Foto: Patrícia Lemos/SSP

Novo Hamburgo recebeu mais dois núcleos de Polícia Comunitária nessa sexta-feira (24). A Secretaria da Segurança Pública (SSP) ampliou o programa para os bairros Kephas e Roselândia e agora o município conta com 14 núcleos em 19 bairros, atendendo a cerca de 140 mil habitantes. São mais duas viaturas, equipamentos, além de quatro policiais capacitados que passarão a morar nos bairros de atuação, criando uma relação de proximidade com os moradores.

O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, ressaltou que os resultados do combate à violência são possíveis a partir de ideias inovadoras. "Renovamos a frota, que estava sucateada, com mais de 2.500 viaturas novas. O investimento nesse tipo de policiamento tem dado resultado na queda da criminalidade”.

Michels lembrou que Caxias do Sul, primeiro município a receber o programa, teve redução de mais de 50% nos homicídios. "Nós pensamos a segurança pública de uma forma diferenciada e estamos trazendo soluções a partir disso. Acreditamos que a polícia deve estar nas ruas não apenas após o crime para registrá-lo, mas na prevenção no dia a dia, nos bairros mais distantes”. 

O morador do Kephas, Abrelino Costa, aprovou a iniciativa do Governo do Estado. "Vai ser uma alegria ter os policiais como vizinhos. Acredito que vá funcionar muito bem", espera o lixador.

A prefeitura, em convênio com a SSP, custeia o aluguel de R$ 600,00 dos PMs com o objetivo de incentivá-los a fixarem residência no território onde farão o policiamento. "Essa parceria, em conjunto com diversas outras ações com o Governo Federal, tem mudado a vida das pessoas”, salientou o prefeito Luis Lauermann.

Os demais bairros de Novo Hamburgo beneficiados são Santo Afonso, Canudos, Boa Saúde, Primavera, Petrópolis, Rincão, Rio Branco, Vila Rosa, Operário, Guarani, Vila Nova, Hamburgo Velho, Mauá, Boa Vista, Pátria Nova, Ouro Branco e Ideal.

Texto: Patrícia Lemos
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul