Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Alunos e professores de Quaraí recebem 3 mil netbooks

Publicação:

QUARAÍ, RS, BRASIL, 23.10.14: SEDUC, entrega três mil notebooks na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Olimpo. Foto: David Alves/ Palácio Piratini
Secretaria Maria Eulália entregou netbooks educacionais para os alunos e professores do Ensino Fundamental - Foto: David Alves

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) entregou netbooks educacionais para os alunos e professores do Ensino Fundamental de Quaraí, na região da Fronteira Oeste. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (23), na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Olímpio, e contou com a presença da secretária-adjunta da Educação, Maria Eulalia Nascimento. A distribuição dos 3 mil computadores será concluída em novembro, atendendo as oito escolas de Ensino Fundamental do município.

A secretária-adjunta afirmou que, a partir do Projeto Um Computador por Aluno e Professor, os alunos têm acesso a novas tecnologias. Os estudantes também podem levar o equipamento para casa e reforçar o aprendizado. "Este trabalho é construído pela escola, que avalia o momento adequado de entregar o equipamento para os alunos. Os estudantes devem se sentir responsáveis pela própria aprendizagem e cuidar do computador que estão recebendo", explicou. Eulalia lembrou que o nome do Programa Província de São Pedro está ligado às raízes históricas do Rio Grande do Sul.

O vice-presidente da Procergs, Claudio Dutra, destacou que a empresa faz a instalação da rede lógica que possibilita a conexão com a internet. "A inteligência não está no computador, mas sim na cabeça do aluno, que deve saber o que perguntar". A diretora da Escola Vila Olímpio, Marinel de Souza, afirmou que com esta aquisição, abre-se uma nova era de inclusão digital e de interação para os estudantes.

Formação
Nesta primeira etapa receberam os equipamentos a Escola Estadual de Ensino Fundamental Brasil, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Vila Olímpio, o Instituto Estadual de Educação Professor Diehl e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Ignácio Tavares Nunes - Ciep. Em novembro, receberão os computadores o Instituto Estadual Dr. Luiz Pacheco Prates, a Escola Estadual de Ensino Médio Dartagnan Tubino, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Roberto Osório Junior e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Uruguai. Todos os professores e as equipes diretivas das escolas participantes já receberam formação em serviço para o uso pedagógico dos nets.

Projeto
A iniciativa faz parte do Projeto Um Computador por Aluno e Professor, que integra o Programa Província de São Pedro. O projeto atende as escolas de Ensino Fundamental da região da Fronteira Oeste, escolas localizadas em Territórios de Paz e instituições que já utilizavam nets educacionais. Até o momento foram entregues 46 mil computadores para alunos e professores do Ensino Fundamental. O Programa Província de São Pedro conta com a parceria da Procergs e do Gabinete de Inclusão Digital.

Texto: Luis Carlos de Almeida
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul