Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro de Formação da Emater capacita 590 alunos e realiza melhorias

Publicação:

Este ano foram capacitados 590 alunos em 39 cursos
Este ano foram capacitados 590 alunos em 39 cursos - Foto: Rejane Paludo

Com a realização de mais quatro cursos nesta semana - qualidade do leite, processamento artesanal de carnes, fruticultura e plantas medicinais, aromáticas e condimentares - o Centro de Formação de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp) chega a 590 alunos capacitados neste ano, em 39 cursos da Emater/RS-Ascar.

Entre eles está a produtora Andrea Gracez, de Caxias do Sul, que já participou de três cursos na área leiteira neste ano: de bovinos de leite, dietas para vacas de alta produção com uso do computador e qualidade do leite. Andrea e o marido estão na atividade há quatro anos. O casal tem 80 animais e uma produção diária de 1.400 litros, entregues para a Cooperativa Piá.

A produtora conta que desde que fez os cursos e colocou em prática o que aprendeu, em termos de manejo correto e alimentação, ela diminuiu o número de animais e conseguiu manter a mesma produção. “O nosso objetivo é continuar aumentando a produtividade, ter animais sadios e com boa genética e um bom ambiente de trabalho, para que o consumidor receba um produto de qualidade e o resultado financeiro, para a gente, seja o esperado”, diz.

Até o final deste ano, o Cetanp irá realizar outros sete cursos, de bovinos de leite, dietas para vacas leiteiras de alta produção com uso do computador, qualidade do leite, processamento artesanal de carnes e plantas medicinais, aromáticas e condimentares. E para o ano que vem, a partir de março, estão previstos 51 cursos, para cerca de 760 alunos. Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3298-8037.

Melhorias

Ainda neste ano, o Cetanp vai passar a contar com um açude e um sistema de irrigação de pastagens, já que o Centro será uma das unidades da Escola da Irrigação no Estado. “É uma tecnologia possível de implantar na agricultura familiar e que maximiza a produção em pequenas áreas”, explica o coordenador do Cetanp, Arnaldo José Basso.

De acordo com ele, a irrigação permite aumentar o lotação de animais por área e ter uma pastagem de qualidade mesmo em períodos de escassez de chuva, aumentando a produção de leite nesses períodos e diminuindo o custo de produção. “É um investimento que se paga em pouco tempo e que vai garantir a renda nas propriedades, sendo um estímulo para o jovem permanecer no campo”, afirma Basso.

A intenção, segundo ele, é que se tenha um efeito multiplicador dessa tecnologia e que ela permita ensinar os produtores sobre o manejo correto da água na irrigação, capacitando-os para que possam utilizar a tecnologia em qualquer sistema produtivo. Além do açude e do sistema de irrigação, através de uma parceria com uma empresa da região também será instalada no Cetanp uma cisterna de geomembrana de polietileno para armazenagem de água da chuva.

“A falta de água muitas vezes acaba sendo um limitante para as pequenas propriedades crescerem e desenvolverem suas atividades. Contudo, elas têm muitos telhados (da casa, de galpões e outros) e é importante mostrar para os produtores que a água da chuva pode ser coletada e armazenada na cisterna, atendendo as necessidades da família, seja na dessedentação dos animais ou na limpeza das instalações e realização de serviços”, explica Basso. De acordo com ele, se filtrada e clorada, essa água pode até ser utilizada no consumo humano.

Outra novidade do Centro é a construção de uma estufa para produção de mudas de plantas medicinais dentro do Programa de Fortalecimento da Rede de Fitoterápicos da Região das Hortênsias, desenvolvido pelas Secretarias Municipal e Estadual da Saúde. O objetivo é atender seis municípios (Nova Petrópolis, Picada Café, Gramado, Canela, Caxias do Sul e Linha Nova) que vão utilizar as plantas medicinais nas Unidades Básicas de Saúde.

Basso explica que serão identificados grupos de produtores ecológicos que irão cultivar as mudas produzidas pelo Cetanp, fazer a colheita e levá-las para beneficiamento no Centro. Depois de secadas e embaladas, elas serão distribuídas aos municípios para uso nas Unidades Básicas de Saúde. Os recursos para a construção da estufa e para equipamentos para beneficiamento das plantas são provenientes do Ministério da Saúde.

Texto: Rejane Paludo
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul