Inaugurada a primeira agroindústria de mel de Restinga Seca

Restinga Seca inaugurou primeira agroindústria de mel do município, na Região Jacuí Centro - Foto: Divulgação

Cerca de 50 pessoas acompanharam na terça-feira (21), em Vila Rosa, município de Restinga Seca, na região Jacuí Centro, a inauguração da agroindústria Doce Mel. Proprietários da agroindústria, os apicultores Angela e Luciano Puppe receberam assistência técnica da Emater/RS-Ascar.

"Estamos participando de um momento importante, no qual se concretiza um trabalho em que a Emater contribui por meio dos seus técnicos, que orientam e apontam o caminho, para que os produtores possam acessar as políticas públicas e concretizar os seus sonhos", destacou a supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheira agrônoma Auria Geanet Schröder.

A proprietária da Doce Mel, Angela Puppe, que trabalha com a produção de mel há mais de 12 anos, começou o processo de legalização da agroindústria há cerca de um ano. "Foi quando surgiu esta oportunidade, dada pela Emater, que nos mostrou o caminho e os trâmites legais que deveriam ser feitos. Assim, resolvemos investir em nossa produção com o intuito de ter uma renda a mais para a família. Antes, produzíamos cerca de mil quilos de mel por ano, mas agora, com a nossa agroindústria dentro das normas, esperamos superar essa quantidade".

Legalização
O gerente do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Cézar de Medeiros, também explicou o processo de legalização da Doce Mel. "Este é mais um passo importante para o fortalecimento e o desenvolvimento da agricultura familiar no município de Restinga Seca, porque a agricultura familiar é o nosso carro-chefe e vamos continuar a incentivá-la".

A Doce Mel é a primeira agroindústria de processamento de mel de Restinga Seca, sendo que o município conta ainda com mais sete agroindústrias. Para sua implantação, o empreendimento recebeu recursos no valor de R$ 15 mil, oriundos do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), complementado com recursos próprios dos agricultores.

Texto: Helena Boucinha
Edição: Redação Secom