Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Kits para irrigação vão atender 2,1 mil famílias em situação de pobreza

Publicação:

Diretores da empresa Hidro foram recebidos no gabinete da Secretaria
Diretores da empresa Hidro foram recebidos no gabinete da Secretaria - Foto: Roger da Rosa

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), assinou nesta terça-feira (21), contrato com a empresa Hidro Sistemas Hidráulicos, de Canoas (RS). O acordo prevê o fornecimento de 2.157 kits de irrigação, a fim de atender agricultores familiares de nove regiões do Estado, num investimento de R$4,6 milhões.

O acordo é uma parceria da SDR com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), dentro do Programa Segunda Água, uma das três iniciativas do MDS para promoção ao acesso à água às famílias em situação de pobreza. O contrato estipula que até 15 de dezembro deste ano deverá ser feita a entrega dos kits.

Os mais de 2,1 mil beneficiários receberão o material após a construção dos açudes e das cisternas, previstas no projeto, que se encontram em processo de licitação. Serão atendidas as regiões do Médio Alto Uruguai, Rio da Várzea, Norte, Sul, Centro Sul, Vale do Rio Pardo, Alto da Serra do Botucaraí, Noroeste Colonial e Celeiro e beneficiados 69 municípios.

"O objetivo é garantir acesso à água para produção no meio rural às populações em situação de vulnerabilidade social de forma a promover a segurança alimentar e hídrica, através de construção de cisternas, microaçudes e instalação de pequenos sistemas de irrigação", explica o titular da SDR, Elton Scapini.

O secretário afirmou que a prioridade é fortalecer as cadeias produtivas das economias de base familiar e cooperativa, conjugando melhoria de renda, qualificação tecnológica e sustentabilidade social e ambiental.

No ato de assinatura estavam presentes Renô Batista, diretor-executivo, e Cristian Roxo ambos representantes da empresa. O titular da SDR, Elton Scapini assinou o documento, acompanhdo do diretor-geral, José Batista, da diretora-adjunta do Departamento Administrativo e Financeiro, Isabel Dias, e do diretor-geral adjunto, Evandro Ferreira.

Texto: Roger da Rosa
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul