Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Exposição criada por alunos promove viagem na história da pesquisa científica do RS

Publicação:

O incentivo à informática é um dos período tratados na Exposição UniRitter-Fapergs
O incentivo à informática está em um dos período tratados na Exposição UniRitter-Fapergs - Foto: Zé Assmann/Portho Sul

O Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) lançou, na noite dessa segunda-feira (20), no campus Zona Sul, em Porto Alegre, a exposição interativa em homenagem aos 50 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs), durante a abertura da X Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPesq).

Produzida por estudantes dos cursos de Design e Comunicação Social, a mostra revisita as importantes contribuições da Fapergs para a pesquisa científica gaúcha, desde a sua primeira década até os anos 2000. 

O projeto consiste em um túnel do tempo, equipado com telas e projeção, onde o visitante tem uma experiência multissensorial (foto, vídeo, som e tato) e conhece a história a partir de cinco importantes períodos da ciência e tecnologia. Ele retorna a períodos marcados pela técnica do plantio direto (anos 1960), modelos experimentais de válvulas cardíacas (anos 1970), estruturação do Laboratório de Implantação de Íons (anos 1980), incentivo à informática (anos 90) e o projeto Construa Brincando (anos 2000). 

Na cerimônia de abertura, a diretora-presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira, afirmou que a homenagem reconhece o esforço do Governo do Estado para incentivar novos pesquisadores. "Parabenizamos a UniRitter por oportunizar aos alunos o que chamamos de ação de extensão: demonstrar na prática o conhecimento acumulado na universidade para mostrar um trabalho qualificado à sociedade". A fundação beneficia anualmente 2,5 mil estudantes com Bolsas de Iniciação Científica (BIC) e Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação (BITI), ao custo de R$ 400,00. 

Para o reitor da UniRitter, Telmo Rudi Frantz, o apoio a estudantes em início de carreira é o trabalho mais importante da fundação. "É um esforço conjunto para consolidar a comunidade científica estadual e qualificar a mão-de-obra profissional com o objetivo de desenvolver o Rio Grande do Sul", avaliou o membro do Conselho Superior da Fapergs. 

Jovens criativos 
Uma equipe formada por 20 estudantes da Agência Experimental de Comunicação Integrada da UniRitter (Agex) participaram da criação da exposição, orientados por professores de cursos como Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Relações Públicas, Design e Arquitetura e Urbanismo. 

Jonas Soares, 21 anos, do 6º semestre de Publicidade, explicou que a equipe criou desde o conceito, estruturação e desenvolvimento da mostra. "Nós, enquanto estudantes, tivemos a chance de desenvolver um projeto desta grandeza e divulgá-lo em nível estadual. Para quem está começando a vida profissional, é essencial", comemorou. Há sete meses no mercado de trabalho, Jonas estagia na agência E21 como redator-assistente. 

Organizadora da SEPesq, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Márcia Santana Fernandes, explicou que aproximar o aluno da rotina profissional é a principal função do evento. "O grande papel da universidade é transformar o empreendedorismo em inovação, por meio do conhecimento e da pesquisa. Estimular o espírito inovador é fundamental para que os alunos cheguem mais preparados ao mercado de trabalho", concluiu.

X SEPesq
A 10ª edição da Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (SEPesq) ocorre entre os dias 20 e 24 de outubro. Além das apresentações de trabalhos e painéis, o evento promoverá uma série de programas culturais, incluindo sessões de cinema, apresentações musicais, bate-papos, workshops, palestras, entre outros. A exposição Fapergs 50 anos é aberta ao público e está localizada no hall de entrada do auditório Master, no campus Zona Sul - Rua Orfanotrófio, 555, bairro Alto Teresópolis.

Clique aqui e confira a programação.

Texto: Gonçalo Valduga
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul