Inaugurados 28 novos leitos no Hospital Montenegro

Os novos serviços, inteiramente disponibilizados pelo SUS, foram inaugurados pela secretária de Estado da Saúde, Sandra - Foto: Nanda Duarte/SES

A população de Montenegro, no Vale do Caí, e de municípios vizinhos passa a contar, a partir desta semana, com mais 28 leitos de internação e um ambulatório de exames especiais no Hospital Montenegro. Os novos serviços, inteiramente disponibilizados pelo SUS, foram inaugurados pela secretária de Estado da Saúde, Sandra Fagundes, na tarde desta segunda-feira (20).

As iniciativas integram um conjunto de melhorias realizadas pelo hospital a partir do aumento de recursos estaduais e federais repassados à instituição, conforme destacou o prefeito, Paulo Azeredo. Na solenidade, foi assinado um termo aditivo ao contrato que eleva para R$ 3,9 milhões o valor do repasse mensal ao Hospital Montenegro, mais de sete vezes o valor repassado em 2011, que somava R$ 527 mil/mês. Dos R$ 47 milhões anuais contratualizados nesta segunda-feira, R$ 25 milhões são recursos do Tesouro do Estado.

"O Hospital Montenegro, 100% SUS, é um exemplo de que a aplicação estratégica de recursos está modificando para melhor a qualidade e o acesso à assistência integral e regionalizada à saúde", afirmou a secretária Sandra Fagundes. Ela lembrou que, assim como o hospital de Montenegro, muitos outros estabelecimentos estavam em crise financeira antes do Estado alcançar o investimento de 12% da receita na saúde e passar a destinar valores inéditos à rede hospitalar. “Essa é uma parceria muito feliz, vocês agregam valor ao SUS”, finalizou.

Mais leitos, consultas especializadas e tecnologia
A mudança no modelo de cuidado citada pela secretária é evidenciada pelos números do volume de atendimento do Hospital Montenegro que, com os 28 novos leitos, passa a oferecer 164 leitos no total. O ambulatório de exames especiais inaugurado oferece acolhimento em um espaço reformado para a realização de exames de endoscopia, colonoscopia e fibrobroncoscopia.

Além disso, a ampliação dos recursos promovida gradualmente desde 2011 possibilitou a reabertura da UTI adulto, com dez leitos, e a ampliação de especialidades oferecidas, de 5 para 19, que são de referência para 14 municípios da região. Com isso, as 545 consultas especializadas realizadas em 2011 viraram 15 mil em 2013 e devem alcançar a marca de 30 mil consultas em 2014, segundo balanço preliminar da direção do hospital.

Hoje, o Hospital Montenegro é referência nas especialidades buco-facial, cardiologia, cirurgia plástica, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia vascular, dermatologia, endocrinologia, fonoaudiologia, gastro, hematologia, neurologia, otorrino, pneumologia, proctologia, reumatologia, urologia e oftalmo.

A instituição também modernizou sua estrutura e adquiriu novos equipamentos, como o aparelho de tomografia, ecógrafo portátil, raio-X transportável, novos monitores de sinais vitais, desfibrilador com monitor e aparelho de ECG.

O diretor administrativo do hospital, Carlos Batista da Silveira, reconheceu o trabalho da equipe da instituição e da Secretaria Estadual da Saúde. "A parceria com o Governo do Estado é muito importante para o nosso trabalho. Estamos aplicando bem os recursos recebidos, sempre com foco no paciente”, disse.

Também participaram da cerimônia a presidente da associação mantenedora do hospital, Eliane Daudt; o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da SES, Roberto Wilkens; representantes das prefeituras da região e trabalhadores da instituição.

Texto: Assessoria SES/RS
Edição: Redação Secom