Polícia Comunitária é implantada em Alegrete

Dez bairros passam a ser atendidos pelo novo modelo de policiamento implantado pelo Governo do Estado
Dez bairros passam a ser atendidos pelo novo modelo de policiamento, baseado na maior aproximação dos agentes de segurança com - Foto: Rafaela Valente

A Secretaria da Segurança Pública implantou a Polícia Comunitária em Alegrete nesta segunda-feira (20). São dois núcleos: o primeiro compreende os bairros Cidade Alta, São João e Assunção; e o segundo, Ibirapuitã, Pró-Morar, Airton Senna I e II, Osório Lemes, Getúlio Vargas e Brasília.

Na solenidade, o secretário Airton Michels disse que o reforço no policiamento a partir de um novo modelo era uma demanda universal da população dos bairros. "Onde passávamos, a reclamação era sempre a mesma: a polícia não aparece nos bairros. Hoje temos a satisfação de ter a população mais próxima dos policiais e das demandas da segurança pública."

Cada núcleo recebe uma viatura e é formado por quatro policiais militares. Todos recebem equipamento de uso individual e uma bolsa-auxílio mensal de R$ 600, destinada às despesas com moradia, concedida pela prefeitura. "A violência será enfrentada com uma cultura de paz", ressaltou a vice-prefeita, Maria de Fátima Castro Mulazzani.

Expansão do programa
O programa de policiamento comunitário começou em 2012, em Caxias do Sul, e hoje são 18 municípios beneficiados, com Alegrete mais Uruguaiana, que receberá dois núcleos, ainda nessa segunda-feira (20), às 17h30.

Texto: Rafaela Valente
Edição: Redação Secom