Defesa Civil monitora e auxilia as 30 cidades atingidas por temporais no RS

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 28.08.13:Teleconferência entre o RS e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) Sala de Gerenciamento da Defesa Civil no Palácio Piratini. Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Trabalho de monitoramento dos sitestemas de instabilidade no Estado é feito através do Centro de Operações da Defesa Civil, no - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

A Defesa Civil do Estado continua, nesta segunda-feira (20), monitorando os municípios atingidos pelas chuvas e temporais de granizo dos últimos dias. Até o momento, são 30 municípios atingidos, e as perspectivas meteorológicas são de melhora do tempo nos próximos dias. O órgão trabalha em conjunto com as Coordenadorias Regionais e a Defesa Civil dos municípios na distribuição de lonas plásticas e na avaliação dos danos para o socorro às famílias atingidas, desde a semana passada.

Conforme dados da Defesa Civil, na cidade de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana, foram contabilizadas 700 residências danificadas no bairro Vila Sol Nascente. Enquanto no Cerro Grande do Sul, 50 casas foram atingidas.

Na Região Metropolitana de Porto Alegre, há também danos para as comunidades das ilhas das Flores, da Pintada, de Mauá e do Marinheiro atingindo um total de 410 casas. Em Viamão, as chuvas e os ventos causaram o deslocamento de um grande volume de terra no bairro Aparecida. Já em Igrejinha, 12 casas e uma escola foram destelhadas.

Maximiliano de Almeida, no Norte, 150 casas foram destelhadas, enquanto em Passo Fundo há o registro de 110 residências danificadas, e ainda outras 20 casas no município de Estação.

Na região de Cerro Branco, a ponte Arroio Bonito, que faz divisa com Novos Cabrais, foi interditada. Já em Lagoão, 50 residências foram atingidas por vendaval.

Duas escolas foram danificadas em Pedras Altas pelos fortes vendavais e quatro residências também enfrentam problemas trazidos pelos temporais.

Na região de Camaquã, 200 residências tiveram prejuízos. Em Jaguarão duas famílias precisaram ser retiradas das suas casas. Já em São Lourenço do Sul foram retiradas quatro famílias.

Em Rosário do Sul, 1600 casas foram atingidas por granizo. Livramento e Dom Pedrito também foram bastante afetadas, mas os números ainda não foram contabilizados.

No Litoral, são 100 casas atingidas em Quintão. Em Palmares do Sul, 50 casas foram prejudicadas pelos temporais. Em Imbé, no Balneário Mariluz, a estação rodoviária ficou destelhada devido aos ventos fortes. No município de Unistalda, 50 casas foram destelhadas na madrugada desse domingo (19). Em Santiago, 40 casas foram destelhadas e alguns acessos foram interrompidos.

Em Tupaciretã vários bairros foram alagados com o destelhamento de casas e queda de postes. Enquanto em Julio de Castilhos além de várias casas ficarem alagadas, o Parque de Exposições da região também sofreu problemas em sua estrutura devidos às fortes chuvas e as rajadas de vento.

Energia Elétrica
No final da noite desse domingo (19), as equipes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Distribuição concluíram os serviços de recuperação do fornecimento de energia elétrica na área de abrangência da Companhia.

Relatório das chuvas
Conforme levantamento do Centro Estadual de Meteorologia e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, do dia 12 de outubro até o dia 18 de outubro, os locais com os maiores volumes de chuva se concentram em parte da Região da Serra e no Nordeste, em direção à Região Metropolitana.

Campo Bom e Porto Alegre foram as cidades que tiveram volumes mais expressivos, superando a média do mês. Campo Bom com 161 milímetros (média do mês: 150 mm), e Porto Alegre com 145 milímetros (média do mês: 131 mm).

Já municípios da região de Uruguaiana e do extremo Norte do Estado registraram pouca chuva.

Os boletins da Defesa Civil da situação das chuvas podem ser acompanhados no endereço www.defesacivil.rs.gov.br.

Texto: Luciana Alcover
Edição: Redação Secom