Municípios atingidos pelas chuvas seguem sendo monitorados pela Defesa Civil

Nenhuma cidade entrou em situação de emergência, até agora
Nenhuma cidade entrou em situação de emergência, até agora - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

A Defesa Civil do Estado continua acompanhando os 21 municípios que foram atingidos pelas fortes chuvas e granizo dos últimos dias. Até agora, nenhuma cidade entrou em situação de emergência e há registro de apenas uma familia e cinco pessoas desalojadas, todas em Pedras Altas, até agora.

Estas e outras famílias que tiveram suas casas danificadas pelos temporais estão sendo atendidas pelas equipes de Defesa Civil locais, onde estão recebendo lonas, telhas e outros materiais para conserto dos estragos.

Apesar das tempestades já terem diminuído na maior parte do Rio Grande do Sul, neste sábado (18), cidades da Fronteira Oeste foram atingidas pelo granizo acompanhado de chuva. O município de Rosário do Sul registrou 930 casas atingidas. Em Dom Pedrito houve elevação do rio Santa Maria em 5,8 metros e seis famílias foram afetadas. As pessoas estão sendo atendidas pela  Defesa Civil municipal.

No litoral Norte, o temporal atingiu 100 casas em Quintão e 50 em Palmares do Sul. “Estamos monitorando a situação das chuvas e aguardando a tramitação de documentos para possível ajuda do Estado aos municípios, caso venham a decretar Situação de Emergência”, salienta o sargento da Defesa Civil Luiz Luz.

Relatório das chuvas

Conforme levantamento do Centro Estadual de Meteorologia e a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, do dia 12 de outubro até hoje, os locais com os maiores volumes de chuva se concentram em parte da Região da Serra e no Nordeste, em direção à região Metropolitana.

Campo Bom e Porto Alegre foram as cidades que tiveram volumes mais expressivos, superando a média do mês. Campo Bom com 161 milímetros (média do mês: 150 mm), e Porto Alegre com 145 milímetros  (média do mês: 131 mm).

Já municípios da região de Uruguaiana e do extremo Norte do Estado registraram pouca chuva. A previsão é que continue chovendo até domingo (19), o que elevará ainda mais os volumes acumulados.

Os boletins da Defesa Civil da situação das chuvas podem ser acompanhados no endereço www.defesacivil.rs.gov.br .

Texto: Aline Heberlê
Edição: Redação Secom