Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Atletas de 38 países vêm ao Estado participar do Mundial Master de Orientação

Publicação:

Na modalidade, o esportista deve passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível com o auxílio de mapa e bússola
Na modalidade, o esportista deve passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível com o auxílio de - Foto: Divulgação

Nas próximas semanas, o Rio Grande do Sul novamente estará em destaque no meio esportivo mundial. Atletas entre 35 e 95 anos, de 38 países, virão ao Estado participar do Mundial Master de Orientação (World Masters Orienteering Championships). A competição será em Canela, São Francisco de Paula e Porto Alegre, de 1º a 8 de novembro.

Entre os 1.571 homens e mulheres inscritos, a maioria é estrangeira. A maior delegação vem da Suécia, com 423 atletas. Na sequência, aparecem as delegações do Brasil (268), da Finlândia (203) e da Rússia (80). O evento está em sua 26ª edição e ocorre pela primeira vez na América Latina. Com isso, os cinco continentes terão abrigado um Mundial de Orientação, fato que habilita a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos.

O WMOC é uma realização da International Orienteering Federation (IOF) e da Confederação Brasileira de Orientação (CBO). O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e do Lazer, das prefeituras de Canela, São Francisco de Paula e Porto Alegre, do Comando Militar do Sul e Força Aérea Brasileira. A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) é patrocinadora do campeonato. 

Contato com a natureza
Um esporte sem restrição de idade ou gênero e que não exige a construção de espaços físicos fixos. Esta pode ser a descrição da moderna Orientação, uma modalidade que utiliza o meio ambiente como campo de jogo. O esportista deve passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível com o auxílio de um mapa e de uma bússola. O objetivo é completar o trajeto registrando presença em todos os pontos. O mapa entregue aos participantes é composto por informações topográficas do terreno, marcas de partida e chegada, pontos de controle e trajetos sugeridos. 

O esporte no país e no mundo
No Brasil, hoje existem 12 Federações Estaduais de Orientação que compreendem 14.742 atletas. Crianças a partir de 10 anos já podem participar do esporte, que também contempla portadores de deficiência física enquadrados nas regras do Comitê Paralímpico. Para essa última categoria, o esporte é chamado de Orientação de Precisão. 

A Orientação surgiu nos países nórdicos há mais de cem anos, com o propósito de realizar uma atividade física ao ar livre, mantendo a mente do praticante ocupada em toda a sua execução e contribuindo para a educação ambiental.

Nos dias 30 e 31 de outubro ocorrerá o credenciamento dos atletas no Centro de Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), em Porto Alegre, cidade em que ocorrerão provas nos dias 1º e 2 de novembro. Entre os dias 3 e 8 de novembro, as provas serão em Canela e em São Francisco de Paula. A cerimônia oficial de abertura ocorre no dia 4 de novembro, em Canela.

Informações para a Imprensa
Os jornalistas interessados em acompanhar o evento poderão realizar o credenciamento através do site http://www.wmoc2014.org.br/imprensa/. O kit para os profissionais de imprensa, incluindo a credencial, será entregue no Cete, nos dias 30 e 31/10. Em Canela, haverá um espaço disponível para os profissionais de comunicação no centro da cidade.

Belezas naturais
A região sul do Brasil possui pontos turísticos de beleza única, e o WMOC 2014 acontecerá em alguns dos locais mais expressivos. A Cascata do Caracol, o Parque da Ferradura e a Catedral de Pedra são alguns exemplos.

Dúvidas e informações podem ser buscadas com a assessoria de imprensa da Confederação Brasileira de Orientação, através e-mail playpress@playpress.com.br ou dos telefones (51) 3361.6016, (51) 8536.0690 ou (51) 8536.0691. 

Texto: Anna Magagnin
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul