Santo Ângelo recebe Semana Estadual da Ciência

As ações no Estado incluem dezenas de feiras e mostras técnicas e científicas
As ações no Estado incluem dezenas de feiras e mostras técnicas e científicas - Foto: Divulgação

A descentralização das ações da área da ciência e da tecnologia da Capital para o Interior foi o foco da abertura da Semana Estadual da Ciência, Tecnologia e Inovação nesta quinta-feira (16), na Universidade Regional Integrada de Santo Ângelo (URI). Na abertura do evento, o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, apontou iniciativas do Governo do Estado para reforçar os investimentos no setor.

"Quando assumimos o governo em 2011, tínhamos uma missão muito importante: as ações da secretaria não podiam ser centralizadas em Porto Alegre. Antigamente, havia apenas quatro ou cinco instituições que recebiam recursos e serviços. Hoje temos mais de 20. Isso significa descentralizar, ter um olhar ao interior do Estado, um olhar para as comunidades comunitárias", afirmou Prodanov.

Este processo de descentralização permite que as pessoas não tenham que sair e abandonar a sua região, ou deixar de lado uma carreira promissora. "É muito importante que façamos o investimento, tanto na informação, na educação, quanto na possibilidade disso gerar novos negócios, novos empregos qualificados, mais renda para as pessoas e fixação delas em sua área", ressaltou o secretário.

Programas
Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI, Giovani Palma Bastos, a Uri investe, atualmente, cerca de R$ 5 milhões em diversos programas de pesquisas. A meta é fortalecer as ações de pesquisa e produção intelectual. "Este olhar para a pesquisa é compartilhado por todos os campos da URI. Visto que somos uma universidade comunitária no interior do Estado, ainda é pouco, mas vamos chegar lá, através dessas pequenas ações, dessas parcerias, incluindo a com o Governo do Estado".

Para ampliar este processo, a URI está com seu Parque Tecnológico em fase final de aprovação. "O Parque irá proporcionar um ambiente de inovação para que os universitários possam transferir o seu conhecimento para a sociedade. Ao mesmo tempo, estes jovens terão a oportunidade de empregos qualificados. Até o momento, o Governo já investiu quase R$ 10 milhões na URI", destacou Prodanov. A URI já é a terceira universidade com mais recursos recebidos do Estado.

Programação
As solenidades de abertura da SNCT 2014 no Rio Grande do Sul - que adota o nome de Semana Estadual da Ciência e Tecnologia - acontecerão, ainda, em Lajeado (no dia 20 de outubro, na Universidade Integrada do Vale do Taquari/Univates), em Passo Fundo (no dia 23 de outubro, na Universidade de Passo Fundo/UPF) e em Porto Alegre (no dia 24 de outubro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul/UFRS). Já foram realizadas na PUC (Porto Alegre) e no Instituto Federal do RS, em Bento Gonçalves.

As ações no Estado incluem dezenas de feiras e mostras técnicas e científicas. Destaque para as palestras e oficinas que tratarão de assuntos em sintonia com a temática dessa edição "Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social", entre outros temas, como: cyberbulling, voluntarismo na recuperação do câncer infantil, preconceito de gênero, homofobia, cultura e estética, internet e idade escolar, HPV, impacto das sacolas plásticas no meio ambiente, cultura rastafari, eutanásia, desenvolvimento infantil, nanismo, plantas medicinais, ilusão de ótica, transtorno de personalidade, sistema solar, energia eólica, raios e a vida das borboletas.

Sobre a SNCT
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis). Tem por objetivo democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de educação científica.

A realização da Semana conta com a colaboração do setor público e privado, de fundações de apoio à pesquisa, de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa, além de secretarias estaduais e municipais. Embora algumas atividades ocorram em datas diferentes, o período oficial neste ano é de 13 a 19 de outubro.

Texto: Guérula Viero
Edição: Redação Secom