Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto Arte Liberta da Susepe chega a Caxias do Sul

Publicação:

Projeto Arte Liberta oferece o colorido dos desenhos grafitados pelo artista Lucas Anão
Projeto Arte Liberta oferece o colorido dos desenhos grafitados pelo artista Lucas Anão - Foto: Núcleo Urbanóide

Entre os arames e grades que oferecem mais segurança à Penitenciária Industrial de Caxias do Sul (PICS), o Projeto Arte Liberta invadiu o ambiente carcerário para oferecer o colorido dos desenhos grafitados pelo artista Lucas Anão. A ação, que terminou nesta quinta-feira (16), é uma parceria da Superintendência dos Penitenciários (Susepe), por meio da Assessoria de Direitos Humanos-Coordenadoria da Juventude, com o Núcleo Urbanoide do artista Lucas Anão Vernieri.

O projeto tem como objetivo humanizar os espaços por onde circulam os visitantes, explicou a psicóloga e coordenadora da Juventude da Susepe, Janice Ribeiro. Desde quarta-feira (15), o artista Lucas Anão Vernieri, acompanhado de colaboradores de Porto Alegre e Caxias do Sul, abastecidos de tintas e sprays, coloriu as paredes com grandes desenhos, chamando a atenção do transeuntes.

O projeto tem apoio das Tintas Coral no fornecimento de materiais para as pinturas. Mais dez estabelecimentos prisionais no Rio Grande do Sul já foram contemplados com as atividades do Arte Liberta durante os dois últimos anos, entre casas prisionais da Fronteira, Metropolitana, Porto Alegre e, agora, na região Serrana.

Texto: Neiva Motta
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul