Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CEEE recebe novo caminhão para manutenção de redes energizadas

Publicação:

Treinamento das equipes que farão uso do equipamento ocorreu nesta semana
Treinamento das equipes que farão uso do equipamento ocorreu nesta semana - Foto: Fernando C. Vieira

A CEEE recebeu nesta semana um novo caminhão para manutenção da infraestrutura elétrica, com cesto aéreo isolado para 230 kV (quilovolts). Na tarde de ontem (15), os técnicos da área operacional da empresa, que farão uso do equipamento no dia-a-dia em atividades ao potencial (com a “linha viva”), participaram de um treinamento sobre o uso dos comandos e acessórios que estão acoplados ao veículo.

Nas orientações, houve detalhamento e demonstrações sobre o acionamento do conjunto da cesta aérea isolada, que pode alcançar até 29 metros de altura. O novo equipamento permite a execução de diversos trabalhos, em especial aqueles realizados no topo das estruturas de concreto, que sustentam as linhas de transmissão de energia.

Segundo avaliação dos participantes da atividade, os testes foram importantes para confirmar o desempenho do novo equipamento que, em caso de interrupções, irá auxiliar na redução dos tempos de recomposição do sistema de transmissão de energia da Companhia. Todo o treinamento foi acompanhado pela equipe de segurança do trabalho da empresa.

Conforme informações dos técnicos da Divisão de Manuteção da CEEE, este veículo é o primeiro montado no Brasil com essas características, de altura e isolação, e está adequado à Norma Regulamentadora nº 12 do Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE).

Os aspectos de isolação e segurança foram testados, nos dias 2 e 3 de outubro, através de ensaios elétricos de tensão aplicada de até 400 kV (quilovolts), no laboratório da Universidade de São Paulo. Nessa fase, houve, também, ensaios de carga do conjunto, com o objetivo de avaliar a robustez de todos os componentes.

O caminhão da “linha viva” integra o projeto de renovação da frota da Companhia, que recebeu investimentos de R$ 8,2 milhões. No total, além deste modelo, a empresa adquiriu outros 36 caminhões que foram disponibilizados aos 72 municípios da área de concessão da CEEE, nas regiões da Campanha, Litoral Sul, Litoral Norte, Metropolitana, Centro Sul e Sul, e outros três à área de transmissão, segmento responsável pela infraestrutura energética do sistema em todo Estado.

Texto: Mara Medeiros
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul