Assinado compromisso para reabertura do hospital de Charqueadas

Termos fixa prazo de 180 dias para a adequação da estrutura física do hospital às normas sanitárias - Foto: Priscila Silva

A secretária estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Sandra Fagundes, participou nesta quarta-feira (24) da assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura de Charqueadas e a Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), na sede do Ministério Público em Charqueadas. O termo viabiliza a participação do Governo do Estado e o próximo passo será a formalização de um contrato, previsto para o final do mês de outubro, para repasses de recursos.

O TAC fixa um prazo de 180 dias para adequação da estrutura física do prédio às normas sanitárias, necessárias para a reabertura do hospital. As estratégias para a volta da operação total do hospital e a manutenção do funcionamento do Pronto Atendimento Municipal, que funciona no espaço que futuramente abrigará o hospital, foram avaliadas em várias reuniões realizadas entre a equipe da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e autoridades municipais como prefeito e vereadores.

O Hospital Municipal de Charqueadas prestará atendimento 100% pelo SUS e será gerenciado pela Fundação Hospitalar Getúlio Vargas (FHGV), beneficiando a população local e dos municípios de Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Butiá, General Câmara e São Jerônimo. A nova entidade contará com diversos serviços de saúde, entre eles a realização de atendimentos clínicos, emergência, cirurgias eletivas em diversas especialidades, além de atendimento em saúde mental e prisional.

Texto: Assessoria de Comunicação
Edição: Redação Secom