União e Estado apresentam obra do Hospital Regional à comunidade de Santa Maria

Comitiva visitou obra do Hospital Regional de Santa Maria, que está em fase de conclusão - Foto: Divulgação

O Hospital Regional de Santa Maria foi apresentado à comunidade, nesta terça-feira (30). A obra está em fase de conclusão e o evento serviu para anunciar a Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) como responsável pela gestão da nova instituição. A visita contou com a participação de representantes do Governo do Estado, Ministério da Educação, Ebserh, Universidade Federal de Santa Maria, além de prefeitos da região.

"Demos mais um passo importante na direção da abertura do hospital regional com a manifestação pública do compromisso de participação da Ebserh", disse a secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes. O termo de cooperação que viabilizará a gestão do hospital pela Ebserh está em fase de análise jurídica e deve ser firmado entre o Governo do Estado e a empresa.

O hospital atenderá pacientes que necessitam de atendimento especializado em traumatologia e neurologia. A instituição será uma referência para todo o Rio Grande do Sul em reabilitação hospitalar, e será totalmente dedicada ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Pelo projeto, o hospital terá 213 leitos e contará com bloco cirúrgico, além de UTI adulta e Pediátrica.

Investimentos
O custo total da obra está estimado em R$ 47 milhões, custeados com recursos estaduais e federais. Com a entrada em funcionamento, o custeio é assumido pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e prefeitura de Santa Maria. A previsão é que empregue no mínimo 625 funcionários. A secretária da Saúde, Sandra Fagundes, lembrou que o hospital regional de Santa Maria é uma demanda de vários anos. Ela ressaltou que o projeto é estratégico para o Governo do Estado e tem acompanhamento constante.

Já o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, disse que o governo ainda não alcançou o ideal, mas que existe um esforço para avançar na melhoria do serviço de saúde em todo RS. "Não estamos aqui resolvendo todos os problemas de Saúde do Estado, estamos avançando. Um exemplo é que já conseguimos destinar 12% do orçamento para a Saúde. Mas hoje, vencemos uma etapa importantíssima de todo esse processo com a apresentação das instalações do Hospital Regional".

Além dos secretários da Saúde e Planejamento, participaram ainda do evento o secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Spelle, representando o Ministério da Educação. Da Ebserh, estava a presidente substituta da empresa, Jeanne Liliane Marlene Michel. O reitor Paulo Afonso Burmann representou a UFSM. Também estavam no ato, prefeitos, vereadores e secretários de municípios da Região Central, representantes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, da prefeitura e do Conselho Municipal de Saúde e demais Conselhos.

Texto: Sinara Sandri
Edição: Redação Secom