Santiago e São Francisco de Assis recebem a Caravana do RS Mais Igual

Em Santiago, onde 109 famílias recebem o benefício, o secretário Roberto Nascimento destacou que o objetivo do programa é diminuir a desigualdade social
Em Santiago, onde 109 famílias recebem o benefício, o secretário Roberto Nascimento destacou que o objetivo do programa é - Foto: Thaís Baldasso

A Caravana da Inclusão voltou nesta terça-feira (30) ao Vale do Jaguari para anunciar a inclusão de novas famílias no Programa Estadual de Erradicação da Pobreza Extrema, o RS Mais Igual. Nos nove municípios da região, 897 famílias passam a receber o valor complementar ao Bolsa Família, chegando a R$ 100,00 por cada integrante. Só para o Vale do Jaguari, serão repassados R$ 67.704 ao mês, ou seja, R$ 812.448 ao ano.

Em São Francisco de Assis, 159 famílias passam a receber a complementação de renda, o que soma um investimento de R$ 12.206 por mês. Na Associação Tiradentes, no município, o secretário adjunto da Casa Civil, Roberto Nascimento, explicou aos beneficiários o funcionamento do RS Mais Igual e os eixos de atuação do programa. Um dos principais é o acesso aos serviços públicos e a geração de oportunidades, com inclusão produtiva através de cursos profissionalizantes do Pronatec, que estão garantindo as condições necessárias para que milhares de gaúchas e gaúchos superem a miséria.

"O objetivo do programa é diminuir a desigualdade e garantir emprego e renda às famílias em situação de vulnerabilidade social. Mas para obter os benefícios é preciso que as mães mantenham os filhos na escola, controlem o cartão de vacinação e cuidem da saúde de todos os integrantes", disse o secretário Roberto, referindo-se à complementação de renda, acesso aos serviços públicos e qualificação profissional gratuita. "Esta é a primeira geração de brasileiros que não vai passar fome", completou.

Na oportunidade, também foram entregues, simbolicamente, pelo chefe da divisão de fiscalização do Detran, Luiz André Castro Silva, carteiras de motoristas feitas através do Programa CNH Social a quatro moradores da cidade, entre eles, o eletricista João Alberto Dal Rosso. "Lá em casa moram 12 pessoas, entre mulher, filhos, irmãos e sogros, e precisamos aumentar a renda para que todos possam viver dignamente. Com a mudança de categoria da carteira, vou agora ser motorista de caminhão", disse.

Santiago
Em Santiago, são 109 famílias beneficiadas com o programa estadual, o que equivale a um investimento de R$ 5.898 ao mês. É a terceira cidade da região com o maior número de pessoas contempladas pelo RS Mais Igual, depois de Cacequi e São Francisco de Assis.

Nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores da cidade, o secretário Roberto Nascimento reuniu-se com as famílias cadastradas no Bolsa Família, que agora vão receber recursos do RS Mais Igual. Com este valor a mais todo mês, as mães estão comprando alimentos e material escolar para os filhos, movimentando a economia local. É o caso da moradora Teresinha Maria Rodrigues, que tem três filhos e mora no bairro Ana Bonatto. "Eu ganho R$ 154,00 do Bolsa Família. É pouco, mas faz uma diferença no final do mês. É graças a esse dinheiro que eu compro o que os meninos precisam para o colégio", contou Teresinha.

Também em Santiago, foram entregues CNHs aos que concluíram a formação de motoristas.

Entenda o RS Mais Igual
Alinhado ao Plano Nacional Brasil Sem Miséria, o RS Mais Igual complementa o Bolsa Família, garantindo aos beneficiários com crianças de até seis anos uma renda mensal de até R$ 100,00 para cada integrante. Desde 2012, o programa já beneficiou 100 mil famílias, em 474 municípios. Destas, 4 mil famílias já devolveram o cartão do RS Mais Igual e do Bolsa Família, pois através de programas como o Pronatec e do incentivo à agricultura familiar, conquistaram a autonomia financeira e não dependem mais dos recursos do Estado.

Texto: Thaís Baldasso
Edição: Redação Secom