Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro-Oeste gaúcho contará com telediagnóstico para doenças respiratórias

Publicação:

Espirômetros, como o que funcionará em Alegrete, já estão instalado nos municípios de Porto Alegre, Santa Rosa, Caxias do Sul (foto), Passo Fundo e Santa Cruz do Sul
Espirômetros, como o que funcionará em Alegrete, já estão instalado nos municípios de Porto Alegre, Santa Rosa, Caxias do Sul, - Foto: Andressa Gallo

A macrorregião Centro-Oeste é a sexta do Estado a receber o RespiraNet, programa que realiza exames gratuitos de espirometria com acompanhamento especializado por telediagnóstico. A partir de 13 de outubro, Alegrete será sede do espirômetro e passará a oferecer telediagnóstico para doenças respiratórias crônicas. O serviço é uma parceria entre a Secretaria Estadual da Saúde (SES), o TelessaúdeRS/UFRGS e a administração municipal de Alegrete.

Inicialmente, o serviço atenderá apenas a cidade. Após 45 dias de adaptação, o atendimento será expandido para 30 municípios da região. A cobertura do RespiraNet já chega a seis das sete macrorregiões do Estado. Além de Alegrete, que será referência para o Centro-Oeste, há espirômetros em funcionamento em Santa Rosa (referência para macro Missioneira), Porto Alegre (Metropolitana), Santa Cruz do Sul (Vales), Passo Fundo (Norte) e Caxias do Sul (Serra).

Pelotas será o município sede de referência para macro Sul, ainda em fase de implantação. A capacidade instalada no Rio Grande do Sul, quando o programa chegar à sétima macrorregião, será de 1.680 exames por mês, que somam 20.160 exames ao ano.

Telediagnóstico
O RespiraNet é o primeiro serviço no Brasil de telediagnóstico para doenças respiratórias que utiliza a espirometria. O programa busca facilitar o acesso dos usuários das unidades básicas de saúde (UBS) e de Saúde da Família ao exame e melhorar o manejo e acompanhamento das doenças respiratórias crônicas.

Acesso ao exame
Os médicos que atuam na Atenção Básica podem solicitar o exame através de um formulário de solicitação no site do TelessaúdeRS. Após o preenchimento, a equipe do projeto RespiraNet telefona para o paciente para marcar a espirometria de acordo com o município sede.

O resultado do exame é interpretado pelo serviço de pneumologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e retorna ao médico que solicitou via e-mail. O paciente também recebe o resultado do exame via e-mail ou correio. A solicitação do exame e o laudo retornam em média de 10 dias.

Importância do diagnóstico
As doenças respiratórias crônicas, como asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica, são importantes causas de morbidade e mortalidade em todo o Brasil e em especial no RS. Entre os obstáculos para o controle destas doenças está o difícil acesso aos exames diagnósticos, baixos níveis de tratamento e o controle inadequado da doença.

O projeto RespiraNet facilita e amplia o acesso ao exame de espirometria, além de qualificar o diagnóstico e acompanhamento dos pacientes com asma e DPOC atendidos na Atenção Básica do RS, por meio do suporte aos médicos via 0800 644 6543.

Texto: Assessoria SES
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul