Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Instalados 11 núcleos de policiamento comunitário em Alvorada

Publicação:

ALVORADA,RS,BRASIL,300914: O governador em exercício José Aquino Flores de Camargo Participa em Alvorada do ato de implantação da Polícia comunitária junto com o secretário de segurança Airton Michels. Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
As 11 viaturas entregues nesta terça vão garantir a segurança de 175 mil habitantes em 32 bairros de Alvorada - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

O Governo do Estado confirmou, na manhã desta terça-feira (30), em Alvorada, a instalação de 11 núcleos de Polícia Comunitária. Durante a solenidade, o governador em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, entregou 11 viaturas - que atuarão no policiamento comunitário de 32 bairros - e equipamentos. Para garantir a segurança dos 175 mil habitantes, 44 policiais foram treinados para estas atividades. O investimento nos veículos Palio Essence 1.6 e coletes, pistolas, rádios portáteis e algemas é de R$ 1 milhão.

"Esta é uma iniciativa que está transformando a área da segurança, pois o policial passa a fazer parte da comunidade. As pessoas passam a vê-lo como um amigo, e assim temos uma nova valorização do profissional e dos moradores do bairro. A população não quer a violência em sua comunidade, e a partir dessa iniciativa, principalmente as crianças passam a se espelhar e têm em seu bairro mais uma referência positiva", afirmou o governador em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo.

O secretário de Segurança, Airton Michels, explicou que Alvorada vem consolidando grandes avanços no setor em conjunto com o Governo do Estado. "O Estado tem investido nos últimos anos em diversos métodos diferenciados e com eficiência comprovada. Para enfrentar a criminalidade, precisamos dessa união entre as forças da segurança e a comunidade", ressaltou Michels.

No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, ocorreu a inauguração da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher. Em junho também foi entregue veículo para os serviços da Patrulha Maria da Penha na cidade, para atuar, proteger e garantir medidas protetivas a mulheres vítimas de agressão e violência.

Investimentos
No total o Rio Grande do Sul já investiu mais de R$ 10 milhões no policiamento comunitário. São 16 cidades e 125 núcleos já instalados, unindo cidadãos e policiais em busca da diminuição da criminalidade. "Segurança é um problema sério aqui em Alvorada, ter um policial sempre por perto vai ser importante. Teremos a quem recorrer próximo de nossa casa", diz Vera Cunha, moradora do município.

O prefeito de Alvorada, Sergio Maciel Bertoldi, o professor Serginho, agradeceu a parceria entre Estado e município. "Há tempo precisávamos de algo assim aqui na cidade, que como sabemos tem diversos problemas de segurança. São diversas iniciativas em parceria com o Estado e o Governo Federal que têm transformado nossa realidade".

Texto: Euclides Bitelo
Edição: Redação Secom 

Conteúdos relacionados

Portal do Estado do Rio Grande do Sul