Governo do Estado entrega quatro orquestras estudantis em Alvorada

ALVORADA,RS,BRASIL,300914: O governador em exercício José Aquino Flores de Camargo Participa em Alvorada do ato de implantação da Polícia comunitária junto com o secretário de segurança Airton Michels. Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini
Governador em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo entregou quatro miniorquestras estudantis - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

Em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (30), na Praça João Goulart, em Alvorada, o governador em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, e o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, entregaram quatro miniorquestras estudantis a alunos da rede pública estadual. Foram contempladas as escolas Antônio de Castro Alves (Alvorada), Salgado Filho (Alvorada), Minuano (Viamão) e Carlos Bina (G­­­­­­­­­ravataí).

Para o governador em exercício, estas ações são das mais importantes para o desenvolvimento do Estado: “Não temos mais chances de errar. Se acertarmos muito agora, poderemos construir uma sociedade melhor. Com estes instrumentos, o governo propicia a muitos jovens oportunidades que talvez não tivessem. Hoje nossos estudantes têm muito além dos livros, eles estão tendo incentivo para suas vidas”, disse.

De acordo com o secretário Azevedo, o projeto é inédito no Estado e contempla 51 escolas que já possuíam algum projeto ligado à iniciação da música. O investimento foi de R$ 1 milhão, sendo R$ 20 mil por escola. A ideia é que os instrumentos sirvam como equipamentos didático-pedagógicos, integrando o acervo das escolas. “A música estará na formação integral de nossos alunos, cumprindo o objetivo maior da educação que é ser um processo civilizatório, de construir e formar as pessoas para um mundo melhor”, declarou.

O secretário disse ainda que a inserção das orquestras em escolas estaduais é um dos resultados da política implementada pelo governo estadual, que objetiva qualificar e valorizar a educação pública.  Além das orquestras, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destinará professores de música para as escolas contempladas com o projeto. A ação é mais uma iniciativa em atendimento à Lei 11.769/08, que prevê a obrigatoriedade do conteúdo da música na Educação Básica.

Já o prefeito de Alvorada, Professor Serginho, agradeceu o investimento do projeto em escolas da cidade. “Estamos trabalhando bastante para também recuperar este município. Agradecemos que duas das nossas escolas estaduais foram contempladas com este belo projeto musical”. A diretora da Escola Salgado Filho, Dagmar Rossi da Silva Oliveira falou em nome das escolas contempladas. “Sabendo que a música sensibiliza e desenvolve um papel inovador , agradecemos a conquista”.

A titular da 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Rose Freitas informou que, com esta ação, 5.102 alunos utilizarão os instrumentos diretamente, em grupos.

Cada escola receberá um kit com 1 piano eletrônico, 10 violões, 10 violinos, 1 viola, 1 violoncelo, 1 contrabaixo elétrico, 10 flautas doce soprano barrocas, 10 flautas doce contralto barrocas, 2 guitarras, 1 amplificador de contrabaixo, 1 amplificador de guitarra, 1 bateria, 10 estantes de partituras, 2 escaletas, 10 pandeiros, 2 triângulos, 1 ganza de platinela, 2 bumbos com talabarte baqueta, 2 taróis, 1 reco-reco, 1 microfone, 2 pandeiros meia-lua e 3 afinadores para instrumentos de cordas.

Reunião
Azevedo também participa, ainda hoje, de um encontro com todos os diretores das escolas de abrangência da 28ª CRE, no auditório da Coordenadoria, que é composta por cinco municípios da Região Metropolitana, 90 escolas e 77.216 mil alunos. Para esta região, foram nomeados 636 professores e promovidos outros 893, além de 230 funcionários. Em relação a obras escolares, foram realizadas 130 intervenções com investimentos de R$ 29 milhões.

Obras nos municípios

Alvorada – 22 obras no valor de R$ 3.298.658,55