Governo do Estado debate políticas sociais com ativistas estrangeiros

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL: 29.09.14 Chefe de gabinete Ricardo Zamora recebe Delegação Americana no Palácio Piratini.  Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
No encontro, visitantes elogiaram a gestão gaúcha na democracia participativa e na interlocução junto aos movimentos sociais - Foto: Caroline Bicocchi

As experiências da gestão gaúcha na democracia participativa e na interlocução junto aos movimentos sociais pautaram o encontro desta segunda-feira (29), no Palácio Piratini, entre representantes do Governo do Estado e uma delegação de ativistas políticos internacionais, que está em visita ao Rio Grande do Sul.

A comitiva, composta por sindicalistas sul-africanos, empresários, advogados e pesquisadores, veio ao Estado por intermédio do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) para visitar assentamentos, cooperativas e discutir possíveis parcerias com o governo gaúcho.

Para o vice-presidente da Thoughtworks, multinacional de consultoria global em tecnologia de informação, Neville Roy Singham, “Porto Alegre é icônica pelas realizações do Fórum Social Mundial e por ser a capital do software livre”.

O chefe de gabinete do governador, Ricardo Zamora, apresentou programas de governo, como o Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã. “Temos uma gestão de resgate que, a partir dessas relações especiais com os movimentos sociais, busca desenvolver um conjunto de políticas públicas com o obejtivo de promover a igualdade”, destacou.

A comitiva se disse impressionada. “O que vemos aqui é incrível e único. Pessoas que lutaram contra o governo, hoje são recebidas no palácio. Nunca vimos esse diálogo de respeito em outro país”, avaliou um dos membro da Bertha Foundation (Ong progressista da África do Sul), referindo-se à relação com o MST.

Segundo o coordenador da Assessoria de Cooperação e Relações Internacionais, Tarson Nuñez, o grupo tem interesse em montar uma rede de comunicação popular nos marcos da cooperação Sul-Sul. “Nossa política externa acontece entre governos, mas também buscamos reconhecer os movimentos sociais como nossos interlocutores que, inclusive, integram nossas missões internacionais”.

Também participaram do encontro, o ex-prefeito de Porto Elizabeth e atual líder do sindicato dos metalúrgicos da África do Sul, Zanoxolo Wayile, o presidente da Fundação Cultural Piratini, Pedro Osório, e integrantes da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã.

Texto: Letícia Kiraly
Edição: Redação Secom