Obras emergenciais de sinalização na ERS-324 devem começar na próxima semana

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 22.09.2014: Reunião com Associação Comunitária Marau - ERS-324. Foto: Leandro Osório/ Especial Palácio Piratini
Secretário de Infraestrutura, João Victor Domingues reuniu-se com representantes de Passo Fundo, Casca, Vila Maria e Marau e - Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

O secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, confirmou nesta segunda-feira (22), na Capital, que as obras emergenciais de sinalização da ERS-324 devem começar na próxima semana. Um trecho de 20 quilômetros - que vai de Casca a Passo Fundo - será transferido do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). O decreto será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (23).

Em reunião com representantes de Passo Fundo, Casca, Vila Maria e da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária de Marau (Acim), João Victor afirmou que as obras de sinalização emergencial da rodovia devem levar 20 dias. O objetivo é melhorar os trechos mais críticos da estrada. A rodovia recebe, em média, 25 mil veículos por dia. "Estamos trabalhando com as prefeituras os trevos de acesso e a duplicação que a EGR está montando para seu projeto financeiro para a duplicação dos trechos Passo Fundo/Marau e Marau/Casca".

O secretário apresentou ainda um cronograma com as obras para a ERS-324 que prevê, entre outras coisas, a recuperação de 38 quilômetros do pavimento e a duplicação da estrada. "Para a pavimentação, vai ser publicado o pregão eletrônico (na próxima semana) para contratar a empresa que vai fazer a obra. Será um investimento de no mínimo R$ 12 milhões, da EGR". As obras de recuperação de pavimento podem levar até 90 dias. Sobre a duplicação da estrada, João Victor explicou que um trecho de 60 quilômetros entre Passo Fundo e Marau receberá investimentos de R$ 240 milhões.

Diretor da Acim, Paulo Wolff afirmou que as obras emergenciais na ERS-324 vão melhorar a sinalização da rodovia, principalmente nas curvas mais perigosas. Segundo Wolff, em média, mais de 25 mil veículos trafegam por dia no trecho entre Passo Fundo e Marau. "Ficou definido que vai ser feita a sinalização e o recapeamento asfáltico. Num primeiro momento precisávamos apenas da sinalização para parar com os acidentes que ocorrem lá".

Aeroporto
Na reunião, João Victor apresentou o projeto básico de ampliação do aeroporto de Passo Fundo, que comporta apenas duas aeronaves. A reforma triplicará a capacidade do aeroporto. "O projeto prevê que até seis aeronaves de grande porte poderão operar simultaneamente, além do novo terminal de passageiros, com todos os equipamentos eletrônicos necessários para operação 24 horas por dia".

Conforme João Victor, a Secretaria de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República já finalizou o projeto, que será orçado para licitação. A duplicação do Aeroporto de Passo Fundo está prevista no Plano de Ampliação dos Aeroportos Regionais do Governo Federal. Serão 3,188 m² de pista e um pátio com capacidade para receber até oito aeronaves de grande porte.

Caminhão
O secretário João Victor confirmou ainda a entrega de um caminhão ao Corpo de Bombeiros de Passo Fundo, que servirá tanto ao aeroporto quanto à comunidade. Um convênio entre o Estado e o Governo Federal permitiu a aquisição do veículo, num investimento de R$ 1,2 milhão.

Texto: Felipe Bornes Samuel
Edição: Redação Secom