Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Uergs promove Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão em Vacaria

Publicação:

Evento anterior atraiu grande público, em Santana do Livramento
Evento anterior atraiu grande público, em Santana do Livramento - Foto: Daiane Madruga

A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) realizará, de 24 a 26 de setembro, a 4ª edição do Salão Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepex). O evento reunirá, em Vacaria, cerca de 800 pessoas entre professores, alunos e servidores da Universidade e de outras Instituições de Ensino Superior, num espaço de socialização das produções científicas de todas as suas unidades universitárias.

São três as áreas do conhecimento da Uergs que orientam a distribuição dos trabalhos: Ciências da Vida e do Meio Ambiente, Ciências Humanas e Ciências Exatas e Engenharias. Durante os três dias, ocorrem apresentações de trabalhos de forma oral e pôsteres, além de uma programação cultural com atividades artísticas.

O Siepex sempre ocorre em municípios em que há uma Unidade Universitária da Uergs, no sistema de rodizio, visando a integração e a socialização das experiências locais. O Salão já ocorreu em Santa Cruz do Sul, São Luiz Gonzaga e Santana do Livramento.

O evento é organizado por uma Comissão Central, composta por representantes do Gabinete do Reitor, das Pró-Reitorias, da Unidade que sedia o evento e pessoal do corpo técnico administrativo, sob a coordenação da pró-reitora de Extensão da Universidade, Silvia Bordin.

Tema do Siepex valoriza a cultura local

O 4º Siepex traz uma novidade: pela primeira vez o evento contará com um tema, que será “Vacaria – do tropeirismo à fruticultura”, escolhido de acordo com as características culturais da cidade que sediará o Salão. Na quinta-feira, (25) haverá uma palestra sobreTropeirismo como Fator de Integração Nacional, ministrada por Lucila Sgarbi Santos, professora de História e idealizadora do Seminário Nacional e Encontro do Conesul sobre Tropeirismo.

Conhecida como a Porteira do Rio Grande, Vacaria destaca-se por sediar o Rodeio Crioulo Internacional, maior manifestação artística, cultural e campeira da tradição gaúcha. É sede da histórica Fazenda do Socorro e da belíssima Catedral de Pedra de Nossa Senhora da Oliveira. Destacam-se também o ecoturismo, como o Parque das Cachoeiras, a pecuária, a produção de maçãs, pequenas frutas, flores e grãos. Vacaria possui outros atrativos culturais, como o Museu Municipal, o Atelier Livre, o Mercado Público, o Centro de Artesanato e a Casa do Povo, única obra em edificação do arquiteto Oscar Niemeyer no Rio Grande do Sul.

Texto: Daiane de Carvalho Madruga
Edição: Redação Secom   

Portal do Estado do Rio Grande do Sul