Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Centro de Convivência da Fase promove gincana da Semana Farroupilha

Publicação:

Adolescente interno da Fase serve chimarrão para os integrantes da comissão julgadora?
Adolescente interno da Fase serve chimarrão para os integrantes da comissão julgadora? - Foto: Marcelo Vaz

O Centro de Convivência (Cecon) da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) promoveu, pelo segundo ano consecutivo, a gincana da Semana Farroupilha, que se encerrou nesta quinta-feira (18). A atividade movimentou servidores e adolescentes de diversas unidades da Fase que, durante dois dias, realizaram diversas tarefas com o objetivo de ganhar pontos para suas respectivas equipes.

Participaram mais de 40 jovens oriundos do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC), Case POA I e POA II, além do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef). As equipes foram compostas por até 11 jovens e três oficineiros que coordenavam os trabalhos junto a cada grupo.

Técnica em Educação do Cecon, Iara Barbosa destacou que tanto adolescentes como socioeducadores empenharam-se ao máximo para o sucesso do evento. “Os servidores (oficineiros) se integram de uma forma que a gente acabava não sabendo quem era o adolescente e quem era o funcionário. O processo foi bastante criativo. A casa toda ficou com uma energia bastante diferente, além de não termos qualquer problema de disciplina”.

Como parte das tarefas, os adolescentes deviam mostrar conhecimento sobre a história do Rio Grande do Sul, confeccionar com materiais alternativos a indumentária gaúcha, criar poesias com termos gauchescos, preparar e servir o chimarrão, cantar o Hino Riograndense, além de mostrar conhecimentos sobre os pontos turísticos do Estado e de Porto Alegre. “Tudo ocorreu por meio de uma disputa saudável que é o que nós queremos ensinar e transmitir aos adolescentes, mostrando que essas disputas podem ser feitas de uma forma bastante saudável”, disse Iara.

A premiação foi composta por brindes confeccionados pelos próprios adolescentes que participam das oficinas regulares promovidas pelo Cecon. Cada jovem da equipe que ficou na primeira colocação recebeu um kit com creme aromatizante e sabonete. Para o segundo lugar, panos de prato pintados pelos adolescentes. Para o terceira colocação sachês e pulseiras, sendo estas distribuídas também para o grupo que obteve a quarta colocação.

O final da atividade foi marcado pela distribuição de lanches a todos os participantes e pela exibição do filme O Tempo e o Vento, baseado na obra de Érico Veríssimo.

Texto: Marcelo Vaz 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul