Inaugurada ala de urgência e emergência do Hospital Santo Antônio em Tapejara

Obra de 721 m² teve investimentos de R$ 864 mil
Obras de 721 m² receberam investimentos de R$ 864 mil - Foto: Divulgação

A comunidade de Tapejara e região recebeu nesta quarta-feira (17) a nova área de urgência e emergência do Hospital Santo Antônio. A inauguração contou com a participação da secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, além de diretores, sócios e lideranças locais e regionais. Na obra de 721 m² foram investidos R$ 864 mil, sendo R$ 408 mil de recursos oriundos da Secretaria Estadual da Saúde e mais de R$ 450 mil recursos próprios do hospital.

“Esse hospital surgiu de um sonho e de uma necessidade da população. Para continuar é preciso projetar e, agora, para uma população que não é mais só do município, é da região, e portanto precisa se adaptar para a longevidade, para as mudanças da sociedade e à tecnologia”, disse a secretária Sandra Fagundes.

Ela destacou que o governo está trabalhando no fortalecimento da regionalização e criando filtros nas diferentes regiões diferentes de saúde. “Tapejara é uma referência para a região e pode resolver a maior parte dos seus problemas aqui e encaminhar o menos possível a Passo Fundo. É nessa lógica que estamos trabalhando”, completou Sandra.

Para o prefeito Seger Luiz Menegaz, com planejamento, seriedade e determinação as coisas acontecem. “Temos hoje a saúde municipalizada e nós, prefeitos, precisamos sempre estar em busca de recursos, visto que 15% do orçamento do município deve ser investido em saúde”, disse Menegaz, que elogiou a secretária por ser gestora de um governo que assumiu o compromisso de planejar os 12% de recursos do orçamento na saúde.  Conforme o coordenador regional da Saúde, Lauri De Carli, quando se trabalha em rede, com ambulatórios, hospitais de pequena, média e grande complexidade, dá-se acessibilidade e qualidade no atendimento. Na opinião do presidente do Hospital Santo Antônio, Sirinei Panizzon, a união dos tapejarenses é o segredo do grande sucesso da entidade.

Com as obras de ampliação, o Hospital Santo Antônio, inaugurado em 1942, passa a contar com uma área total de 6.540,75 m².

Texto: Vanessa Almeida de Moraes
Edição: Redação Secom