Secretaria da Educação entrega orquestra estudantil em Frederico Westphalen

Instrumentos musicais foram entregues à escola Sepé Tiaraju
Instrumentos musicais foram entregues à escola Sepé Tiaraju - Foto: David Alves/Palácio Piratini

Na tarde desta quarta-feira (17), em Frederico Westphalen, o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, entregou a orquestra estudantil na Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju. O projeto, inédito no Rio Grande do Sul, teve investimento de R$ 1 milhão. Além das orquestras, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) destinará professores de música para as escolas contempladas com o projeto. A ação é mais uma iniciativa em atendimento ao que diz a Lei 11.769/08, que prevê a obrigatoriedade do conteúdo da música na educação básica.

Serão entregues 51 orquestras, neste ano, no total, e mais 50 estão previstas no orçamento para 2015. Azevedo lembrou que este projeto levou muito tempo para ser consolidado. “Foi um passo importante, mas agora precisamos organizar as orquestras e difundir a cultura da música nas escolas. Assim, pretendemos estimular a responsabilidade e o compromisso de nossos alunos”. Afirmou ainda, “Queremos que nossas escolas sejam musicalizadas que todos alunos tenham oportunidade de aprender a tocar um instrumento. A música é universal, abre nossos ouvidos e nossa mente. Com esta orquestra, estamos estimulando a responsabilidade, o comprometimento, a cultura e a convivência em grupo".

A diretora Ângela Maria Poloschi, agradeceu a iniciativa da Seduc. “Quando ficamos sabendo que estávamos sendo contemplados com uma orquestra estudantil, e quando vimos o potencial e a qualidade dos instrumentos percebemos a responsabilidade que tínhamos pela frente. Nossa ideia é termos uma orquestra que tenha a cara de nossa escola, comprometida,  alegre e muito animada. Não decepcionaremos”. A diretora também destacou o ensino médio politécnico. "Hoje nossos alunos tem mais autonomia, são protagonistas de seus projetos, de seus desejos e de suas vidas".

Obras escolares

Finalizando o roteiro na região Norte do Estado, o chefe da pasta da Educação entregou as obras do muro, telhado, redes elétrica e hidráulica na Escola Estadual de Ensino Fundamental Edegar Marques de Mattos, também em Frederico Westphalen. A instituição, que tem 300 alunos, recebeu R$ 180 mil para a realização destas obras.

A diretora Simone Girardi Schueigart agradeceu as melhorias feitas na escola, que certamente contribuirão para o qualificar e a aprendizagem dos alunos, destacou: "Sabemos que o fazer pedagógico vai muito além das obras, mas sem dúvida, nossa escola está muito mais bonita e segura".

Azevedo ressaltou os bons resultados da região na área da educação. “Estão nesta região os melhores índices do Rio Grande do Sul no Ideb. Este é nosso objetivo, é para isso que trabalhamos, mas precisamos de um esforço muito maior porque precisamos de espaços dignos, coloridos,  alegres e de seu tempo, contemplando tudo que a educação precisa. Fico feliz por garantir a segurança desta escola com a construção deste muro”.

Texto: Marcela  Santos
Foto: David Alves