Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Mais 11 municípios recebem kits do Dissemina

Publicação:

Secretário Claudio Fioreze também reinaugurou a Inspetoria de Defesa Agropecuária do município de Jari
Secretário Claudio Fioreze também reinaugurou a Inspetoria de Defesa Agropecuária do município de Jari - Foto: Arnaldinho Souza?

Em cerimônia realizada nesta segunda-feira (15), na Universidade Federal de Santa Maria, o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, entregou os veículos do Dissemina para 11 municípios da região Centro.  Dona Francisca, Itaara, Jari, Mata, Nova Palma, Paraíso do Sul, Pinhal Grande, Santa Maria, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul e Toropi foram contemplados nesta etapa. Além dos veículos, o programa oferece a capacitação, botijões de nitrogênio e doses de sêmen.

Fioreze ressaltou que a melhoria genética do rebanho gaúcho, objetivo do programa, é fundamental para potencializar a produção. O Dissemina, além de assegurar isso, viabiliza aos produtores, em especial os pequenos, a possibilidade de qualificar a pecuária leiteira e de corte por meio da inseminação artificial.

“Tenho certeza que toda vez que oferecermos suporte ao homem do campo, ele não mede esforços para produzir mais e com mais qualidade. Entender as necessidades do meio rural para ofertar soluções concretas é o nosso desafio. Foi assim que abrimos diálogo com todas as cadeias produtivas e criamos políticas públicas como o Dissemina, por exemplo”, destacou Fioreze.

O presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo dos Santos, lembrou que a instituição aos poucos recupera seu papel de protagonismo  na área de pesquisa agropecuária e passa a interagir com os produtores, oferecendo inovações para o cotidiano rural. “Hoje temos uma nova Fepagro, que pode capacitar, fornecer estrutura e acompanhar projetos. É assim que vamos gerar qualidade e renda no campo”, afirmou Danilo dos Santos.

Fioreze salientou ainda que a entrega do Dissemina na UFSM é simbólica e consolida uma parceria que pode render bons resultados para a agropecuária gaúcha. "Aqui, na universidade, é onde geramos tecnologia, pesquisas e conhecimentos, e é importante aproximar isso da comunidade, trazendo essa experiência acadêmica para todos os segmentos. Quando pensamos e agimos de forma conjunta, garantimos respostas mais eficientes para as pessoas", disse Fioreze, ao lembrar que o ato faz parte da proposta de integração regional que a UFSM vem implantando.

O reitor em exercício da UFSM, professor Paulo Bayard, que tem sua trajetória vinculada à área de bovinocultura, agradeceu a oportunidade de ter a instituição como sede do ato de entrega. Bayard reforçou que a Universidade está aberta para a construção de novas parcerias, citando o projeto em andamento que visa o desenvolvimento da produção leiteira, que hoje engloba 134 mil famílias no Rio Grande do Sul.  

"É uma grande honra para nós e agradecemos por nos escolher como parceiros. Entendemos que a UFSM tem muito a contribuir nessa cadeia produtiva como um todo, como nas áreas de nutrição, manejo, reprodução animal, tecnologia de alimentos, inspeção de alimentos de origem animal," salientou Bayard.

Depois do ato, o Secretário Fioreze, seguiu para os municípios de Mata, São Pedro, Toropi e Jari, onde detalhou o programa e seus objetivos.

146ª inspetoria

Na sequencia das atividades pela região Centro, o secretário realizou no município de Jari a reinauguração de mais uma Inspetoria de Defesa Agropecuária. Esta é a 146ª unidade reformulada pelo programa de recuperação das estruturas públicas do Estado, conforme detalhou Fioreze. A ação, além de valorizar os servidores, tem finalidade de viabilizar aos produtores um local adequado e agradável, onde fiquem à vontade para debater suas demandas.  

A reestruturação é resultado de uma parce|ria com o Governo Federal, que assegurou um investimento de cerca de R$ 60 milhões, compartilhados entre Estado e União. Com os recursos, foram adquiridos novos mobiliários, computadores, e demais equipamentos. Também estão sendo distribuídos veículos para o serviço de defesa agropecuária.

“Quando um produtor sai de sua propriedade para nos procurar, é nosso compromisso atender bem esse cidadão e oferecer todo apoio necessário. Para isso, precisamos de um local com as mínimas condições de trabalho. A partir de agora, nossas inspetorias, que ficaram por décadas esquecidas, estão recuperadas e com toda infraestrutura necessária para atender bem o produtor”, ressaltou Fioreze.

 Nesta terça-feira (16), o secretário segue com agendas nas cidades de Paraíso do Sul, Dona Francisca, Nova Palma, Pinhal Grande e Itaara. 

Texto: Ricardo Lopes

Portal do Estado do Rio Grande do Sul