Governo entrega novo prédio para escola indígena e reformas para instituições de Nonoai e Planalto

Obra na Escola Indígena Cacique Sy Gre, na qual foram investidos R$ 833 mil, é uma das 2.020 intervenções feitas pelo Governo do Estado na rede pública
Obra na Escola Indígena Cacique Sy Gre, na qual foram investidos R$ 833 mil, é uma das 2.020 intervenções feitas pelo Governo - Foto: David Alves/Palácio Piratini

Na tarde desta terça-feira (16), o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, entregou no município de Planalto, na Região do Alto Uruguai, a obra do prédio da Escola Indígena Cacique Sy Gre, onde foram investidos R$ 833 mil em cinco salas de aula, biblioteca, refeitório, cozinha e área coberta. Situada na localidade Aldeia Pinhalzinho, a escola conta com 261 alunos.

Azevedo disse ser um privilégio poder entregar uma nova escola para a comunidade Kaigang. "Vocês, indígenas, são os pioneiros, os donos desta terra e os criadores desta pátria. É importante poder mostrar que um passado de genocídio nos envergonha. É importante poder incentivar uma escola a ser bilíngue, cultivando seus traços e garantindo a identidade de seu povo. Somos todos iguais, mas respeitamos suas diferenças”.

O diretor Izidio Piaia disse que o momento é de muita emoção e alegria para a comunidade escolar. “Sinto e repasso esse sentimento em nome de toda a comunidade indígena. Somos agradecidos pelo fato de este governo lembrar desta comunidade. Tínhamos um sonho de mais de 12 anos e que agora está realizado. Agora é nosso dever cuidar e zelar dessa grande obra”.

O capitão da aldeia, Jair de Paula, falou em nome da comunidade. “É uma satisfação para a nossa comunidade ver esta obra pronta. Destaco o papel dos pais e mães que foram decisivos nesta conquista. Hoje as salas não são mais ocas, são salas adequadas, onde trabalharemos para manter viva nossa cultura”.

A titular da 20ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Idalina Machado, declarou: "Hoje trabalhamos com um único objetivo, que é promover e manter a dignidade de nossos alunos. E a comunidade indígena não está fora disso”.

Instituto Estadual de Educação Padre Vitório
Ainda no município de Planalto, Azevedo entregou as obras do Instituto Estadual de Educação Padre Vitório. Foram investidos R$ 370 mil na reforma da cobertura e do forro, em instalações elétricas e hidráulicas, na recuperação de  trincas e fissuras, pisos, revestimentos e acessibilidade. Ao todo, estudam na instituição 739 alunos. O diretor, Sergio Giroldi, agradeceu os investimentos. “As obras serão de extrema importância para melhorar nosso ambiente, tenho certeza de que contribuirá para o processo de ensino e aprendizagem de nossos alunos”.

Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dulcina
O roteiro do secretário na região começou no período da manhã no município de Nonoai, com a vistoria da obra na Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dulcina. Foram investidos R$ 220 mil, na reforma do forro de salas de aula, recuperação dos beirais dos banheiros e rede elétrica.

Azevedo informou que a obra faz parte das 2.020 intervenções já realizadas pelo Governo do Estado nas escolas da rede. "Nesta gestão, foram investidos R$ 320 milhões em obras escolares. Com isso, comprovamos que educação é sim prioridade do governo". Sempre trabalhamos com a preocupação de fazer o melhor para nossos alunos. Para isso, é importante que sejam feitos investimentos pesados, em todas as instâncias. Por isso estamos introduzindo as novas tecnologias, quadro branco, incentivando a pesquisa e estimulado  uma infinidade de rotinas que deixam o mundo cada vez mais próximo de nossos jovens. Parabenizo esta escola pela grande nota no Ideb, isso é o resultado de uma escola comprometida como um todo”.

De acordo com o diretor Hélio Jose Mossi, "além da recuperação da parte física de nossa escola, também recebemos mobiliário novo, que qualificará ainda mais nossos  espaços, mas também é preciso valorizar nossos professores e, ao olhar para os resultados do Ideb de nossa escola, de 6,1, percebemos que estamos no caminho certo. Só temos motivos para comemorar!”.

A titular da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Marlene Silvestrin, ressaltou que é a primeira vez que um secretário visita a escola, além da dignidade com que o atual governo trata da educação. "É uma alegria estar aqui. Sinto-me honrada em dizer que seguiremos investindo nesta escola, e que ela é um orgulho para toda a rede".

Localizada na área urbana, a escola Maria Dulcina é considerada a maior na região de Nonoai, tendo 1.087 alunos, e referência educacional na região Norte do Estado. Pertencente à 7ª Coordenadoria Regional de Educação, possui Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), funcionando nos três turnos. Dentro do projeto Mais Educação, desenvolve oficinas de música, com aulas de violão, flauta, coral, além de atividades de letramento, matemática, reforço escolar, e horta comunitária. Também está em fase de implantação a rádio escolar.

Texto: Marcela Santos
Edição: Redação Secom