Hospital Universitário de Canoas abre 30 novos leitos e pronto atendimento ginecológico e obstétrico

CANOAS, RS, BRASIL, 16.09.14: Hospital Universitário de Canoas inaugura Pronto Atendimento Ginecológico e Obstétrico. Foto: Alina Souza/Palácio Piratini
Novos serviços e leitos estão sendo possíveis devido ao aumento dos recursos repassados pelo Governo do Estado ao município, - Foto: Alina Souza

O Hospital Universitário (HU) de Canoas teve nesta terça-feira (16) a inauguração de três novos serviços: 30 leitos e três salas cirúrgicas para traumato-ortopedia e um pronto atendimento ginecológico e obstétrico. As ampliações estão sendo oportunizadas por meio do incremento nos valores destinados ao município, a quem o hospital pertence. Para o custeio e manutenção da entidade, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde (SES), realiza um repasse mensal superior a R$ 4 milhões. Assim, o hospital está chegando agora a 474 leitos, ante os 130 que havia em janeiro de 2011. Até o final deste ano, o hospital estará atuando com sua capacidade total de 540 leitos.

Durante a solenidade de entrega dos novos setores, o diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial da SES, Roberto Wilkens, salientou a evolução da saúde em Canoas. “O município está alinhado com as prioridades estabelecidas pelo Governo do Estado, que reflete esse apoio através do cofinanciamento aos hospitais mantidos pela prefeitura, o Universitário e o Pronto Socorro, que juntos recebem R$ 95 milhões em recursos estaduais”, afirmou.

Na oportunidade, o prefeito Jairo Jorge acrescentou que os novos leitos, salas cirúrgicas e o pronto atendimento são conquistas que estão sendo entregues à população. “Com os incentivos que recebemos do Estado tivemos a oportunidade de criar um polo regional de assistência à saúde, descentralizando os serviços e reprimindo uma demanda de vários municípios que precisariam se dirigir a Porto Alegre e que agora encontram um atendimento de qualidade aqui em Canoas”, afirmou.

Pronto Atendimento Gineco-Obstétrico
O Pronto Atendimento (PA) Gineco-Obstétrico, no térreo do HU, terá toda a estrutura necessária para mulheres que necessitem de atendimento de urgência e emergência nessa especialidade. O seu funcionamento é ininterrupto, 24 horas por dia. Além disso, tem todo o suporte assistencial do hospital.

Gestantes que chegam ao pronto atendimento em fase avançada do trabalho de parto, por exemplo, serão imediatamente avaliadas e encaminhadas a pré-parto, no Centro Obstétrico, localizado no quinto andar. O PA está preparado para oferecer atendimento adequado, contando com exames complementares sempre que necessário. O hospital será o segundo PA no Estado para atendimentos ginecológicos de urgência e emergência pelo SUS e o primeiro fora de Porto Alegre.

Traumatologia
No 9º andar do HU, serão inaugurados 30 leitos para pacientes da traumatologia e a ampliação de três salas cirúrgicas. Com mais esse aumento, agora haverá 474 leitos no hospital, ante 130 em janeiro de 2011, quando a prefeitura de Canoas assumiu a administração da instituição com o apoio de custeio por parte do Governo do Estado.

A traumatologia do HU tem enfermarias de dois leitos, proporcionando maior atenção aos pacientes. Além disso, o hospital tem um centro especializado para cirurgias de ombro e cotovelo, punho e mão, da coluna, do quadril, do joelho, do pé e tornozelo e ortopedia pediátrica. O setor está chegando a 500 cirurgias ortopédicas por mês. O 9º andar do hospital também dispõe de espaços acadêmicos para conferências, sala de pesquisas e sala de estudos.

Além dos 30 leitos de ortopedia e traumatologia abertos neste momento, até o final do ano haverá mais 25 leitos de recuperação para o setor (passará de 15 para 40) e serão 76 leitos apenas para essa especialidade. A ampliação de leitos está acompanhada da abertura de uma unidade específica de fisioterapia e por uma grande área de atendimento ambulatorial (possibilitando passar de 1,8 mil consultas/mês para 5 mil) e de um aumento do número de salas de cirurgias, com equipamentos especiais para as cirurgias do aparelho locomotor.

O Hospital Universitário de Canoas é referência estadual nas áreas de cardiologia, neurologia, traumato/ortopedia, gestação de alto risco, cirurgias de obesidade grave e em reabilitação auditiva.

Texto: Assessoria SES/RS
Edição: Redação Secom