Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo gaúcho institui Ano do Centenário de Lupicínio Rodrigues

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 16.09.14: Assinatura do Decreto que institui o ano do centenário de Lupicínio Rodrigues com a presença de seu filho Lupinho, o Governador em exercício, Desembargador José Aquino Flores de Camargo. Foto: Claudio Fachel/ Especial
Decreto que formaliza o período de celebração dos cem anos de nascimento do compositor gaúcho foi assinado pelo governador em - Foto: Claudio Fachel/Palácio Piratini

O governador em exercício, desembargador José Aquino Flôres de Camargo, assinou decreto instituindo o Ano do Centenário de Lupicínio Rodrigues, nesta terça-feira (16), no Palácio Piratini. O documento formaliza a celebração dos cem anos de nascimento do compositor gaúcho no período de 16 de setembro de 2014 a 15 de setembro de 2015. Cria, também, uma comissão, com o objetivo de promover atividades comemorativas sobre a vida e obra de Lupi.

"É um gaúcho que merece todo o destaque, uma personalidade que deve ter sua história bem gravada, pois é um exemplo de sentimento, ternura e amor, valores com que nossa sociedade deve se relacionar mais intensamente”, destacou o governador em exercício.

De acordo com o secretário adjunto da Cultura, Jéfferson Assumção, a iniciativa pretende homenagear um dos artistas mais expressivos da cultura do Rio Grande do Sul. "Nosso Estado é criativo, portanto instituir essa comissão que vai montar uma agenda mostrando para a sociedade a importância desse músico significa um momento cultural importante”, enfatizou.

“Ficamos honrados com esse ato, pois demonstra o reconhecimento do Estado por um artista que engrandeceu a cultura brasileira”, manifestou o filho do homenageado, Lupicínio Rodrigues Filho, em nome da família.

Comissão
A comissão criada pelo decreto para montar a agenda de atividades que promovem a obra e a vida de Lupicínio Rodrigues por um ano é composta por representantes da Secretaria da Cultura/Diretoria Artístico-Cultural; Instituto Estadual da Música; Discoteca Pública Natho Henn; Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa; e Núcleo de Acervo e Memória da Casa de Cultura Mario Quintana.

Lupicínio Rodrigues
Considerado um precursor das canções de "dor de cotovelo", Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre no dia 16 de setembro de 1914. Começou a compor ainda na adolescência e, muito cedo, deixou aflorar seu lado boêmio. A obra de Lupi, como era conhecido desde criança, é marcada por desilusões amorosas. As músicas, autobiográficas ou inspiradas em histórias de amigos, conquistaram fãs em todo o Brasil, em especial em sua terra natal, que Lupicínio nunca abandonou. São quase 150 composições gravadas que fizeram sucesso no fim da década de 30. 

Texto: Anamaria Bessil
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul