Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Conselhão debate integração de políticas de mobilidade e desenvolvimento urbano

Publicação:

Participaram especialistas, membros do governo e conselheiros representantes da sociedade civil
Participaram especialistas, membros do governo e conselheiros representantes da sociedade civil - Foto: Alexandre Miorim

Estratégias para integrar políticas de mobilidade e de desenvolvimento urbano foram debatidas, na manhã desta terça-feira (2), no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes-RS). A reunião do Grupo de Trabalho que discute o assunto no órgão contou com a participação de especialistas, membros do Governo do Estado e conselheiros da sociedade civil gaúcha.

A sincronização entre as políticas de mobilidade e de desenvolvimento urbano foi destacada pelo pesquisador Emilio Merino, especialista convidado para o debate. “Existem diretrizes globais que incentivam o diálogo e a coordenação entre as políticas de desenvolvimento urbano, de mobilidade e de meio ambiente. É preciso melhor integração para que as políticas sejam implementadas de forma coordenada”, avaliou.

Planejamento territorial integrado, participação e controle social, articulação entre as políticas dos diferentes entes federados, financiamento e a necessidade de uma estrutura institucional que articule as três esferas de governo foram elementos destacados por Emilio Merino. De acordo com o especialista, sustentabilidade e inclusão social devem constituir o eixo central das políticas de desenvolvimento urbano, de mobilidade, de habitação e de saneamento ambiental.

A importância de promover uma cultura de planejamento em mobilidade, com monitoramento e controle social; a qualificação das disposições legais, com definição de critérios mais detalhados para a implementação das políticas relacionadas; e a criação de um sistema estadual de mobilidade urbana foram sugestões apontadas pelos participantes.

O grupo está elaborando um conjunto de recomendações sobre o tema, contribuindo para formulação do documento da Rede Brasileira de Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social, que será entregue aos três níveis do Poder Executivo até novembro deste ano.

Alexandre Miorim - Assessoria de Comunicação
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul