Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Famílias do RS Mais Igual em Porto Alegre começam curso de qualificação profissional

Publicação:

Cerca de 20 alunos vão fazer o curso de salgadeiro, através do Pronatec, em uma parceria do Governo do Estado, Senac e Capela Menino Jesus
Cerca de 20 alunos vão fazer o curso de salgadeiro, através do Pronatec, em uma parceria do Governo do Estado, Senac e Capela - Foto: Divulgação/Casa Civil

Nesta segunda-feira (1º), uma turma de beneficiários do RS Mais Igual que mora na região Glória-Cruzeiro-Cristal, em Porto Alegre, deu mais um passo na construção de sua autonomia financeira. Neste mês, cerca de 20 alunos vão fazer o curso de salgadeiro, através do Pronatec, em uma parceria do Governo do Estado, Senac e Capela Menino Jesus, que disponibilizou a cozinha e a sala de aula da paróquia para reduzir as dificuldades de deslocamento dos alunos.

A coordenadora executiva do RS Mais Igual, Paola Carvalho, falou da importância da matrícula e a formatura dos alunos. “A gente sabe o quanto é difícil o deslocamento, a questão de quem fica com as crianças, mas temos certeza de que todos que fizeram a matrícula têm vontade de crescer e ter uma vida melhor”, afirmou.

Com 15 anos, Jairo Ávila Amorim Nunes, fez inscreveu-se no curso com a expectativa de conseguir um emprego na padaria da comunidade e ajudar com as despesas da casa: “Quero aprender para trabalhar e quem sabe, mais tarde, até abrir um negócio”.

Professor do curso, o nutricionista João Vitor Bueno Formiga Neto disse que a qualificação pode abrir oportunidades para os alunos: “Isso vai abrir portas de emprego e também para ser empreendedor individual”.

Por meio dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo Pronatec e do fomento à agricultura familiar, 4 mil famílias gaúchas já devolveram seus cartões do RS Mais Igual e do Bolsa Família, pois conquistaram sua autonomia financeira e não dependem mais dos recursos do Estado.

Texto: Joice Proença
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul