Culinária regional é valorizada na Casa da Gastronomia

São oferecidos pratos criados por chefes de cozinha que utilizam ingredientes do agronegócio regional - Foto: Fernando Dias/Seapa

A Casa da Gastronomia regional está promovendo, durante 37ª Expointer, uma série de encontros com a intenção de colocar os produtos tradicionais do Rio Grande do Sul mais próximos do público. Idealizada em parceria com o Grupo de Trabalho de Gastronomia Regional e as Câmaras Setoriais da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do Estado (Seapa), a casa oferece almoços e jantares, criados por chefes de cozinha renomados, que utilizam alimentos de diversas cadeias produtivas do agronegócio regional em suas receitas. "A nossa intenção é que os produtos e a cultura alimentar do Rio Grande do Sul sejam valorizados, até porque o nosso Estado é um polo de qualidade de produção", diz Ana Claúdia Heidel, assessora da Casa da Gastronômia e coordenadora da cozinha do Palácio Piratini.

Os ingredientes utilizados nos cardápios são doados pelas Câmaras Setoriais e os chefes de cozinha, por sua vez, são incentivados a criarem pratos atraentes. A programação conta com 11 eventos onde são valorizados diferentes produtos, oriundos da cultura gauchesca, pertencentes a diversas câmaras setoriais. Para dar conta de toda essa demanda, a Casa da Gastronomia conta com 36 chefes de cozinha. Neste domingo, 31, as "estrelas da culinária" foram os chefes Rodrigo Cagianni, Ágata Brito e Floriano Spies. As cadeias produtivas apresentadas foram as da ovinocultura, da vitivinicultura, das oliveiras e do mel. Nesta segunda-feira o almoço foi dedicado à cadeia produtiva da carne bovina.

Durante a Expointer, mais de quarenta chefes servirão seus pratos. De acordo com Jussara Dutra, coordenadora do GT de Gastronomia Regional, a ideia é resgatar receitas que terminam se perdendo no tempo, mas que fazem parte da tradição gaúcha. "A ideia é que a nossa gastronomia explore e valorize os produtos que são daqui". Ana Suñe, coordenadora da Câmara Setorial da Carne Bovina, da Secretaria Estadual da Agricultura, ressaltou a valorização que deve ser dada à carne gaúcha para que, dessa forma, o produtor pecuário mantenha-se em sua atividade. Ela também saudou os colegas das inúmeras instituições presentes e ressaltou que "a valorização da carne se dá por meio do trabalho de todos os setores unidos".

Confira abaixo, a programação completa da Casa de Gastronomia:

01.09.2014 - Segunda - Jantar do GT de Gastronomia - 19h
02.09.2014 - Terça - Almoço Câmara Setorial do feijão e suínos - 12h30min