Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Expoargs comercializa mais de 8 mil peças artesanais no primeiro final de semana da Expointer

Publicação:

Exposição promovida pela FGTAS, através do Programa Gaúcho do Artesanato, conta com 218 artesãos de 49 municípios gaúchos
Exposição promovida pela FGTAS, através do Programa Gaúcho do Artesanato, conta com 218 artesãos de 49 municípios gaúchos - Foto: David Alves

A 31ª Exposição de Artesanato do Rio Grande do Sul (Expoargs) já contabiliza a venda de 8.350 peças no primeiro fim de semana da Expointer, que somam R$ 235.815,9. Paralela à feira, a Expoargs iniciou-se no sábado (30), e segue até o dia 7 de setembro, das 9h às 20h, no pavilhão do pequeno comércio, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A exposição promovida pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), através do Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), conta com 218 artesãos de 49 municípios gaúchos, dispostos em 118 estandes. O evento reúne profissionais que possuem Carteira de Artesão e participam do Programa Gaúcho do Artesanato. O documento viabiliza aos artesãos a isenção de ICMS para a circulação de seus produtos, a emissão de notas fiscais, o direito de contribuir com a Previdência Social, além da participação em exposições e feiras para comercialização dos produtos. Em 2013, a Expoargs comercializou 30.405 peças, totalizando R$ 1.062.565,60.

A FGTAS, órgão vinculado à Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul (STDS), desenvolve o Programa Gaúcho do Artesanato, que incentiva a profissionalização e fomenta a atividade artesanal com políticas de formação, qualificação e apoio à comercialização. São 43.225 artesãos participando ativamente do programa e 23 Casas e/ou Lojas do Artesão em todo o Estado.

Texto: Jaíne Martins
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul