CEEE entrega obras de regularização de energia em Porto Alegre

Obras beneficiam 270 famílias do Jardim Renascer e da Vila Pinheiros
Obras beneficiam 270 famílias do Jardim Renascer e da Vila Pinheiros - Foto: Guga Marques

A Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) entregou, no sábado (30), duas obras de regularização de energia elétrica em Porto Alegre. As melhorias beneficiam cerca de 270 famílias das comunidades Jardim Renascer e Vila Pinheiros, localidades situadas nos bairros Rubem Berta e Lomba do Pinheiro, zonas Norte e Sul da Capital, respectivamente.

O investimento conjunto nessas obras que integram o Programa Energia Legal foi de R$ 220 mil. Na oportunidade, os técnicos da empresa esclareceram, aos cerca de 100 moradores que participaram dos encontros, as dúvidas sobre faturamento, tarifa, conta educativa, uso racional da energia e procedimentos que devem ser observados em relação à segurança no uso de aparelhos.

Nas proximidades da Vila Renascer, a CEEE executou trabalhos semelhantes nas vilas Coqueiros, Conquista e Vitória da Conquista, o que representa um acréscimo de mais mil consumidores ao Programa. O processo é integrado por reuniões periódicas com os moradores, onde são explicadas todas as etapas do projeto: os direitos e deveres da empresa e do cliente, a instalação da rede e dos kits de entrada da medição, até a ligação das unidades consumidoras e retirada dos cabos instalados pelos moradores de forma ilegal.

Na região da Vila Pinheiros, recentemente, foram regularizadas as comunidades Santo Antônio, Moradas da Colina, Chácara das Peras, Recreio da Divisa, Sertão II e Quinta do Portal. Em conjunto, elas representam mais de mil novos consumidores regularizados e um faturamento anual da ordem de R$ 860 mil. Após o início da obra, na Vila Pinheiros, mais 15 famílias foram incluídas no processo de regularização, uma vez que houve a abertura de novos acessos na comunidade. A instalação da nova rede integra o cronograma da Gerência Regional Metropolita, que executa as obras.

O Programa Energia Legal, da CEEE, já beneficiou aproximadamente 5,5 mil famílias. Conforme o último relatório da Divisão de Gestão de Medição e Perdas, através desse trabalho, a Companhia emitiu 67,2 mil faturas, o que corresponde a R$ 5 milhões de faturamento e a uma arrecadação de R$ 4,4 milhões. A adimplência dos clientes no projeto está na ordem de 88%.

Texto: Mara Medeiros
Edição: Redação Secom