Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

RS Mais Igual chega a Cruz Alta e beneficia mais de 2,5 mil pessoas

Publicação:

Durante a reunião, também foram entregues, de forma simbólica, as carteiras de motorista feitas através do programa CNH Social
Durante a reunião, também foram entregues, de forma simbólica, as carteiras de motorista feitas através do programa CNH Social - Foto: Divulgação/Casa Civil

A política estadual de enfrentamento à miséria deu mais um passo nesta sexta-feira (29) com a chegada do programa RS Mais Igual a Cruz Alta. No município, 568 famílias, o que representa mais de 2,5 mil pessoas, serão beneficiadas com a complementação de renda, acesso aos serviços públicos e a qualificação profissional. 

O anúncio foi feito pelo secretário adjunto da Casa Civil, Roberto Nascimento, em duas reuniões realizadas com as famílias incluídas no RS Mais Igual. "Eu não preciso falar sobre o que é passar dificuldade na vida, pois vocês sabem muito bem o que é isso. Por isso, o Estado começou a ajudar as pessoas que momentaneamente estavam em situação mais precária, porque a função de todo o governo é melhorar a vida do povo, e isso se faz, também, garantindo a segurança alimentar e combatendo a fome", explicou. 

O benefício complementar ao Bolsa Família começou a ser pago este mês, o que para Luciene Teixeira representa um grande apoio: "Eu fiquei desempregada e vai ajudar bastante na comida até eu arumar outro trabalho. Fiquei faceira". 

CNH Social
Durante a reunião, também foram entregues, de forma simbólica, as carteiras de motorista feitas através do programa CNH Social. O diretor institucional do Detran-RS, Adelto Rohr, falou sobre o trabalho do órgão para focar no cuidado da preservação da vida dos cidadãos: "Criamos esse programa para trazer melhoria para a vida de vocês. Esperamos que façam bom uso e que possam conseguir um bom emprego". A CNH Social já beneficiou, por meio de sorteios, 14 mil pessoas, garantindo todo processo de habilitação ou troca de categoria de forma gratuita. 

O programa CNH Social um dos mecanismos pelo qual as famílias do RS Mais Igual podem conquistar autonomia financeira. Neste sentido, Nascimento falou, ainda, sobre a importância do momento vivido pelos brasileiros. "Esta é a primeira geração de crianças que nasceram sem fome e com proteção, e por isso criamos o RS Mais Igual, que é um programa casado com o Bolsa Família. Junto com isso vamos trazer o Pronatec, que vai oferecer qualilficação profissional de forma gratuita para o vocês aprenderem uma profissão ou se aperfeiçoarem e tenham melhores salários e possam viver melhor". 

Criado em 2012, o Programa de Erradicação da Pobreza Extrema - RS Mais Igual, já percorreu 474 municípios, beneficiando 80 mil famílias. Em março deste ano, durante solenidade realizada no Palácio Piratini, 4 mil famílias devolveram os cartões do RS Mais Igual e Bolsa Família, pois conquistaram sua autonomia financeira e não dependem mais dos recursos governamentais.

Texto: Joice Proença
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul