Médio Alto Uruguai entra na rota de desenvolvimento do Rio Grande do Sul

Comitiva do governo estadual visitou empresas da região
Comitiva do governo estadual visitou empresas da região - Foto: Josias Bervanger

Empresas apoiadas pela política industrial do Governo do Estado na região do Médio Alto Uruguai receberam, na manhã desta quinta-feira (28), gestores do Executivo gaúcho. A agenda faz parte do 3º Encontro dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) da Agroindústria Familiar e Alimentos, que teve sua abertura oficial às 18h, em Iraí.

O diretor da AGDI Sérgio Kapron e o diretor do BRDE José Hermeto Hoffmann, juntamente com representantes das Secretarias do Trabalho e Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Rural, integrantes do APL de Agroindústria Familiar do Médio Alto Uruguai e da Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai estiveram nas indústrias Agrodanieli (frangos), de Trindade do Sul, e Acadrolli (suínos), em Rodeio Bonito. As duas empresas são empreendimentos apoiados por financiamentos do BRDE.

“São empreendimentos que tem uma interface com o Arranjo Produtivo aqui da região. Queremos agregar a matéria-prima e a produção das empresas que formam o APL de Agroindústria do Médio Alto Uruguai com a produção destas empresas, gerando renda, conhecimento, oportunidades de trabalho para a juventude e desenvolvimento para a região, que era carente de investimentos e conseguiu reverter este cenário”, avaliou Kapron.

A comitiva do governo estadual visitou ainda as obras da Labema Alimentos, agroindústria de suínos com previsão de empregar 250 trabalhadores. Também participou desta visita o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta.

Encontro
O 3º Encontro dos Arranjos Produtivos Locais das Agroindústrias Familiares do RS foi aberto oficialmente na noite de quinta-feira (28).  Realizado em Iraí, o evento reúne gestores de arranjos deste setor econômico e tem como objetivo avançar na organização dos APLs e nas adequações aos Sistemas de Inspeção Municipal (SIM) e Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial (Susaf). Além disso, será avaliado o estágio atual dos arranjos, e apresentados os Planos de Desenvolvimento e o Fundo APL.

Na oportunidade, os gestores comemoraram o aniversário de um ano da Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai - Admau. A instituição, apesar do pouco tempo de atuação, já é considerada um exemplo organizativo de articulação de desenvolvimento regional.

Representando o Governo do Estado, o secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, destacou que a região vive um processo de retomada de seu desenvolvimento local. “Acabo de vir de uma agenda em Palmitinho, onde está se deslumbrando a criação de uma agroindústria de suínos. Isso significa mais empregos e um novo patamar para este município, até então de economia deprimida. E isso só está ocorrendo muito em função do papel que o APL e esta Agência de Desenvolvimento regional têm desenvolvido.”

“Eu enxergo a criação da Agência de Desenvolvimento do Médio e Alto Uruguai como uma inovação. Quem fortalece um APL são os seus gestores e a capacidade de articular as entidades e empresas de determinada região para pensar juntos o desenvolvimento local”, declarou o diretor presidente da AGDI, Ivan De Pellegin.

Ainda na noite de quinta-feira, representantes dos municípios de Iraí, Erval Seco, Nova Boa Vista, Pinhal, Rodeio Bonito e Pinheirinho do Vale entregaram ao coordenador de Adesão ao Municípios do Susaf, da Secretaria de Agricultura e Pecuária, Luis Fernando Dalcin, solicitação de auditoria de equivalência do Susaf. “Até dezembro de 2013 nós tínhamos sete documentações de município. E só hoje aqui foram entregues outras sete”, destacou Dalcin.

Participam do 3º Encontro dos APLs de Agroindústria Familiar e Alimentos, os arranjos da região Celeiro, Médio Alto Uruguai, Missões, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari e APL Alimentos da Região Sul.

Confira a programação deste segundo dia do evento

8h30 – Apresentação do Plano de Desenvolvimento do APL de Agroindústria Familiar Região Celeiro;
9h – Apresentação do Plano de Desenvolvimento do APL de Agroindústria Familiar Região Missões;
9h30 – Apresentação dos principais projetos agregadores de valor e ações coletivas dos APLs das Agroindústrias Familiares e Alimentos;
10h – Debate entre os APLs;
10h30 – Coffee Break;
10h50 – Perspectivas das compras institucionais da Agroindústria Familiar - Gervásio Plucinski – Secretária de Desenvolvimento Rural do Governo do RS
11h10 – Apresentação do Fundo APL e fontes de financiamento e identificação e elaboração de projetos estratégicos agregadores de valor;
12h – Almoço;
13h30 – Experiência APL do Médio Alto Uruguai no apoio à implantação do Susaf. Modelo de Apoio às prefeituras. Legalização das Agroindústrias Familiares. Sistema de gestão local.
15h30 – Coffee Break;
15h45 – Debate entre os APLs;
17h – Encerramento.

Saiba mais sobre o 3º Encontro dos APLs da Agroindústria Familiar e Alimentos no site da AGDI.

Texto: Josias Bervanger
Edição: Redação Secom