Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Terra Indígena Inhacorá recebe orientação sobre serviços de cidadania

Publicação:

Ação faz parte do trabalho que a instituição desenvolve com 148 famílias indígenas
Ação faz parte do trabalho que a instituição desenvolve com 148 famílias indígenas - Foto: Cleuza Brutti

Famílias da etnia Kaingangue que vivem na Terra Indígena Inhacorá, em São Valério do Sul, receberam, na quinta-feira (28), orientação sobre diversos serviços gratuitos de cidadania. A ação foi promovida pela Emater/RS-Ascar e faz parte do trabalho que a instituição desenvolve na reserva indígena desde dezembro do ano passado, com 148 famílias. “O foco do nosso trabalho é a qualidade de vida”, disse o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Geraldo Kasper. 

“Estamos na fase das capacitações. A próxima etapa será elaborar os projetos produtivos”, afirma a assistente técnica regional social da Emater/RS-Ascar, Isabel Robaert de Souza. Projetos de avicultura e fruticultura estão entre os mais visados, conforme ela.

Cidadania 
A assistente social Deise Costela listou, durante o encontro, uma série de benefícios, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que garante um salário mínimo por mês para pessoa com mais de 65 anos que não pode prover sua sobrevivência, Tarifa Social de Energia, acesso a medicamentos, órteses, próteses, leite e fralda. 

A representante da Funai, Derli Berlezi, salientou o quanto é importante ter os documentos de identidade. “Às vezes, um benefício importante se perde por falta de documento”, disse Derli. 

O extensionista Fabrício Veit apresentou, durante o encontro na reserva indígena, as vantagens da avicultura colonial. Nesse sistema, segundo Veit, é fácil e barato manejar as galinhas, que se alimentam de pasto, frutas e legumes disponíveis ao redor do galinheiro. Para o prefeito de São Valério do Sul, Jairo do Espírito Santo, é muito bom quando uma política pública federal chega até as comunidades. 

Também atuam na Terra Indígena Inhacorá, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Prefeitura de São Valério do Sul, Fundação Nacional do Índio (Funai) e equipe multidisciplinar de saúde, mantida pelo Ministério da Saúde – e reúne enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, agente de saúde e agente de saneamento básico. 

Texto: Assessoria Emater/RS-Ascar

Portal do Estado do Rio Grande do Sul