Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Setores da saúde debatem estratégias de desenvolvimento terça-feira

Publicação:

As cadeias produtivas vinculadas ao setor, inovação e tecnologia e gestão, qualificação profissional são alguns dos temas em pauta
As cadeias produtivas vinculadas ao setor, inovação e tecnologia e gestão, qualificação profissional são alguns dos temas em - Foto: Gustavo Gargioni

"Saúde como investimento e promoção do desenvolvimento" será o tema de atividade do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Cdes), na próxima terça-feira (2), em Porto Alegre. Representantes de hospitais filantrópicos, conselheiros da sociedade civil e membros do Governo do Estado participarão do evento, proposto pela Secretaria Estadual da Saúde (SES). O encontro ocorrerá às 15h, na sede do Conselhão, no Centro Administrativo do Estado (Av. Borges de Medeiros nº 1501, 21° andar).

Debater ações para a área da saúde através da perspectiva do desenvolvimento será o objetivo da reunião. Fortalecimento das cadeias produtivas gaúchas vinculadas ao setor, inovação e tecnologia, gestão, qualificação profissional, créditos para investimentos e reestruturação financeira são algumas das pautas previstas para a atividade. Soluções para entraves, processos de licenciamento ambiental, segurança, lixo hospitalar e planos de proteção contra incêndios (PPCI) também deverão ser discutidos pelos participantes.

“O Governo do Estado busca envolver os diversos atores sociais que integram a estrutura hospitalar do Rio Grande o Sul no debate sobre estratégias conjuntas para o desenvolvimento da área da saúde e das cadeias produtivas vinculadas ao setor”, afirma o secretário-executivo do Cdes, Zelmute Marten. Ele explica que a ampliação dos investimentos em saúde exige a preparação de outros setores que dão suporte à estrutura hospitalar do Estado.

Além dos integrantes da câmara temática de Saúde do Conselhão, participarão do evento o presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul, Júlio Dornelles de Matos. Pelo Executivo estadual, está confirmada a presença da titular da SES, Sandra Fagundes.

Também estarão presentes representantes do Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul (Lafergs), Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Corpo de Bombeiros, Banrisul, entre outras pastas e órgãos governamentais.

Texto: Alexandre Miorim 
Edição: Redação Secom 

Portal do Estado do Rio Grande do Sul