Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Feira de Ciência e Tecnologia de escolas públicas apresenta 101 projetos de pesquisa

Publicação:

PORTO ALEGRE, RS, BRASIL:  27.08.14  Visita a 8ª FECITEP - Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal.  Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini
O aluno Guilherme Winter, da Escola Técnica Monteiro Lobato, de Taquara, desenvolveu painéis que substituem placas de MDF a - Foto: Caroline Bicocchi

A 8ª edição da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal (Fecitep), que está em seu segundo dia, apresenta 101 projetos de pesquisa expostos pelos mais de 200 alunos que participam do evento,na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre. 

Nesta quarta-feira (27), o governador Tarso Genro visitou a mostra e conheceu de perto oito projetos. Entre eles, o trabalho do aluno Guilherme Winter, da Escola Técnica Monteiro Lobato, localizada no município de Taquara. O estudante desenvolveu, com orientação da professora Priscila Fabiane Kasper, a produção de painéis que substituem placas de MDF a partir das folhas secas e pinha da própria árvore, que reduz o custo em 75%, além de uima significativa redução do impacto ambiental.

O governador também conheceu projetos relacionados com a produção de biodiesel, microrganismos decompositores, robótica e pesquisas sobre a inserção dos alunos provenientes do Ensino Técnico no mercado de trabalho.

Na visita, Tarso concedeu entrevista para as jovens Júlia Terezinha Costa de Souza, 17 anos, aluna do Instituto Estadual Riachuelo, de Capão da Canoa, e Fernanda Costa, 15 anos, da Escola Estadual de Educação Básica Irmão José Otão, de Santa Maria, que participam da Fecitep Colaborativa. Trata-se de um projeto de Educomunicação que está presente na Feira divulgando os trabalhos e as atividades paralelas desenvolvidas pelos participantes.

Questionado por Fernanda sobre suas impressões da 8ª Fecitep, o governador respondeu: “Estou maravilhado não só pela capacidade investigativa e técnica dos nossos jovens, como também pela forma com que os nossos professores estão trabalhando a questão do Ensino Técnico. Um trabalho excepcional, estou muito orgulhoso do trabalho da nossa rede”. Tarso esteve acompanhados dos secretários da Educação, Jose Clovis de Azevedo, e da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cléber Prodanov.

A 8ª Fecitep segue até a próxima sexta-feira (29) e prevê visitação das 8h30 às 19h nesta quinta-feira (28) e a partir das 14h da sexta-feira, dia em que ocorre a cerimônia de premiação dos trabalhos, a partir das 15h. O espaço também conta com praça de alimentação, palestras e eventos de bate-papo.

Texto: Ane Daniele Paulon
Edição: Redação Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul